Memórias da Democracia: Sydney Sanches recorda primeiros testes com a urna eletrônica

Memórias da Democracia: Sydney Sanches recorda primeiros testes com a urna eletrônica

Sidney Sanches memórias

Veja chamada do episódio.

O ministro Sydney Sanches, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1990 a 1991, é o entrevistado do 11º episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”. Nesta edição, ele recorda momentos marcantes, como as Eleições de 1990, quando acompanhou os primeiros testes com a urna eletrônica, em Campinas-SP e Brusque-SC. O episódio vai ao ar neste sábado (5), às 19h.

Sydney Sanches, hoje aposentado, diz que, mesmo dispensado de comparecer às urnas, gosta muito de votar. “Participei de todos os pleitos, não justifiquei nenhum até hoje. Acho que a abstenção deve acontecer só em última circunstância, porque é um momento muito importante para o país. Toda a vida política do eleitor está sendo posta a confronto; se ele abre mão daquele poder, daquele direito, acho que ele perde o direito de fazer críticas aos governantes do país,” defende o ministro.

Na segunda parte do programa, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Alceu Penteado Navarro, o ministro relembra que foi durante o trabalho que fez para o desembargador Valentim Alves da Silva, de fichamento de jurisprudência, que tomou a decisão de seguir carreira no Direito: “Ao ler os acórdãos do Supremo Tribunal Federal, me encantei com o direito e a magistratura”.

Ele também fala sobre a Justiça Eleitoral. “A importância da Justiça Eleitoral é tão grande, que a Constituição Federal não mexeu com ela. Mexeu com todas as Justiças, inclusive com o Supremo Tribunal Federal, criou o Superior Tribunal de Justiça, criou Tribunais Regionais Federais, criou Tribunal Regional do Trabalho, mexeu com a Justiça Militar, mexeu com todas as áreas da Justiça, menos com a Justiça Eleitoral, porque é a melhor justiça do país,” afirma o ex-presidente do TSE.

Sobre a série

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do TSE, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Os programas ficam disponíveis no canal oficial do TSE no YouTube após serem exibidos na TV Justiça.

Serviço

O episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” com o ministro Sydney Sanches estreia na TV Justiça neste sábado (5), às 19h, com reprises no domingo (6), às 18h, terça (8), às 11h, e quinta (10), às 21h, e é exibido também em outras 20 emissoras brasileiras.

LC/GA

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido