Prefeito de Rodeio Bonito (RS) tem cassação de diploma revertida

Prefeito de Rodeio Bonito (RS) tem cassação de diploma revertida

Sessão ordinária do TSE

Assista ao vídeo do julgamento.

Ouça matéria sobre o tema.

Por unanimidade de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteram, na sessão desta terça-feira (20), a cassação dos diplomas do prefeito e do vice eleitos em Rodeio Bonito-RS, Nilson Dal Cortivo e José Carlos Bariviera, por suposta conduta vedada a agente público nas eleições de 2012. O Tribunal julgou que a doação de terreno pela Prefeitura a empresário para a instalação de uma fábrica de ração no município não ocorreu de forma gratuita e nem houve no caso uso promocional em favor de Nilson Dal Cortivo pelo recebedor da terra.

Relatora do recurso de Nilson e Bariviera contra a cassação de seus diplomas, a ministra Luciana Lóssio disse que a doação do terreno foi em caráter oneroso e não gratuito ao beneficiário, já que este deveria cumprir uma série de exigências definidas pela Prefeitura de Rodeio Bonito para manter o uso da terra.

Segundo a relatora, o inciso IV do artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que trata de condutas vedadas, proíbe que se faça ou permita o uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público. No entanto, a ministra destacou que, na doação da terra no município, não houve distribuição de bens de forma gratuita e assistencial, nem qualquer uso promocional do bem doado.

“Desse modo, no meu entender, não se pode afirmar que a referida doação teve caráter assistencialista, este sim vedado pelo artigo 73, inciso IV, conquanto realizada mediante contraprestação [por parte do beneficiário da terra]”, afirmou a ministra Luciana Lóssio.

Diante disso, a relatora acolheu o recurso do prefeito e seu vice contra a cassação de seus diplomas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A ação contra Nilson e Bariviera foi movida pelo Ministério Público.

EM/DB

Processo relacionado:Respe 34994

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido