Ministra Cármen Lúcia celebra os 29 anos de criação da urna eletrônica

A presidente do TSE fez referência à data na abertura da sessão plenária desta terça (13)

Urna eletrônica modelo UE 2020 - TSE 2022

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou, na sessão plenária desta terça-feira (13), os 29 anos de criação e utilização da urna eletrônica no processo eleitoral brasileiro. O equipamento, responsável pela realização de eleições seguras e céleres, foi implementado pela Justiça Eleitoral no dia 13 de maio de 1996. 

“Faço a vinculação entre o voto, a forma de votar e o instrumento tão importante para a cidadania brasileira: a urna eletrônica, segura, auditável, transparente”, afirmou. A ministra também salientou que a urna eletrônica é estudada no mundo inteiro como modelo. “Todos os países do mundo olham e registram a excelência das eleições brasileiras exatamente pelo uso do processo eletrônico para votação”, ressaltou. 

A presidente do TSE destacou ainda o aprimoramento da urna eletrônica ao longo dos anos e prestou uma homenagem aos ministros que foram presidentes do Tribunal e acompanharam essa evolução. “Eles se empenharam para a superação de problemas que havia nas eleições anteriores, com a urna de lona, com a votação nominal tomada manualmente, artesanalmente”, disse. 

GR/LC/FS 

Leia mais: 

13.5.2025 – Urna eletrônica completa 29 anos como símbolo de inovação e segurança nas eleições brasileiras 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido