TSE dá inicio à transição para a nova gestão do Tribunal
Definido em reunião com o vice-presidente da Corte, processo será feito de forma compartilhada, priorizando a realização de eleições seguras em todo o país

Nesta quarta-feira (15), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin – que no final de fevereiro de 2022 substituirá o ministro Luís Roberto Barroso na Presidência da Corte Eleitoral –, realizou a primeira reunião de transição com a equipe que fará parte da nova administração da Casa.
A gestão de Fachin termina em agosto, quando será sucedido pelo ministro Alexandre de Moraes que assumirá o comando do TSE até junho de 2024.
O processo de transição entre as três equipes (Barroso, Fachin e Moraes) é realizado de forma compartilhada. A prioridade é garantir que as Eleições Gerais de 2022 ocorram com tranquilidade e segurança em todo o país. Neste momento, o foco é ampliar os diálogos institucionais e fortalecer o papel da Justiça Eleitoral na consolidação da democracia brasileira.
Durante a reunião, além da apresentação dos gestores, foram discutidos alguns pontos importantes sobre as eleições do ano que vem, como: o processo eleitoral e a democracia, o respeito e as potencialidades do corpo interno, bem como as alianças institucionais estratégicas, entre outros.
A nova equipe será formada por servidores, magistrados e colaboradores com expertise nas respectivas áreas de atuação e reconhecida experiência técnica, de modo a auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas que fortaleçam a democracia e que garantam a todo o eleitorado brasileiro o livre exercício do voto.
Confira a seguir os integrantes da nova gestão que participaram da reunião desta quarta (15):
Secretaria-Geral da Presidência: Christine Peter da Silva;
Diretoria-Geral: general Fernando Azevedo e Silva (também futuro DG da gestão do ministro Alexandre de Moraes);
Chefia da Assessoria do Gabinete da Presidência: Raquel Safe de Matos Coutinho;
Ouvidoria e responsável pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): juíza Larissa Nascimento;
Assessoria Consultiva: juíza Flávia Viana;
Auditoria, Mapeamento de Crises e Vulnerabilidades: juíza Clara Mota;
Ações Estratégicas e Gestão da Identificação (DNI): juiz Sandro Vieira;
Núcleo de Inclusão e Diversidade: Samara Pataxó;
Assessoria do Gabinete da Secretaria-Geral da Presidência: Andreza Maris;
Processos da Presidência: Francisco Simões;
Adjunto da Diretoria-Geral e orçamento, finanças e contabilidade: Rui Moreira;
Secretaria de Tecnologia da Informação: Júlio Valente;
Secretaria de Comunicação Social e Multimídia: Giselly Siqueira;
Assessoria de Assuntos Internacionais: José Gilberto Scandiucci;
Assessoria de Cerimonial: Fernanda Januzzi;
Assessoria de Plenário: Leila Barreto;
Assessoria Parlamentar: Flávio Aurélio Nogueira Jr.
Confira os integrantes do Gabinete do ministro Fachin no STF que farão a interlocução com a nova gestão do TSE:
Chefe de Gabinete do ministro Fachin no STF: Paula Boeng;
Área penal: Fabio Francisco Esteves;
Área constitucional e afins: Roberto Dalledone Machado Filho.
IC/LC, DM