Informativo semanal divulga ações das escolas judiciárias pelo país

Assine o 'Acontece nas EJEs' e receba a publicação de forma gratuita

Atuação da EJE

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) publica, semanalmente, informativo com diversas notícias sobre Direito Eleitoral e cursos oferecidos a todos os interessados. O Acontece nas EJEs compila e divulga notícias enviadas pelas EJEs regionais, promovendo a circulação de entendimentos, dados, intercâmbio de experiências e a integração entre as Escolas.

Quem quiser receber o informativo pode preencher este formulário e, após mensagem de confirmação no e-mail cadastrado, passará a ficar por dentro do que acontece nas EJEs de forma simples e gratuita. 

A publicação também está aberta à contribuição de servidores da Justiça Eleitoral brasileira que queiram enviar informações regionais. As mensagens podem ser encaminhadas para o e-mail eje.tse@tse.jus.br.

As informações compartilhadas no informativo abrangem eventos, seminários e outras atividades relacionadas ao Direito Eleitoral. O público-alvo são advogados, servidores, estudantes e demais pessoas interessadas no tema.

De acordo com o assessor-chefe substituto da EJE/TSE, André Nascimento, o compartilhamento de informações entre as escolas judiciárias sempre aconteceu, mas, desde 2017, foi centralizado por meio do informativo. Para ele, o canal de comunicação dá capilaridade para as ações das Escolas Judiciárias.

“O informativo promove a circulação de informações, a troca de experiências e a integração entre as Escolas, difundindo as ações entre interessados e fortalecendo o Sistema EJE. Os colaboradores das EJEs têm relatado um ponto positivo em comum com o Acontece nas EJEs, que é a integração de informações também nas redes sociais, o que amplia o alcance das iniciativas a interessados de outros estados”, destacou.

Acesse os informativos do Acontece nas EJEs

Sobre a EJE

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) é uma unidade administrativa do TSE, vinculada à Presidência, e foi instituída em 2002, com o objetivo de desenvolver e ampliar o tema do Direito Eleitoral brasileiro. Atualmente, a regência  da EJE/TSE ocorre por meio da Resolução-TSE nº 23.620, de 10 de junho de 2020.

O grande idealizador das escolas foi o ex-ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, que destacou a necessidade do aperfeiçoamento profissional dos juízes e servidores da Justiça Eleitoral e demais agentes públicos que atuam no Direito Eleitoral. Na época, ele propôs que as atividades da EJE fossem voltadas à capacitação e divulgação da legislação, doutrina e jurisprudência de interesse, coordenadas pelo Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, que cumularia a função de diretor da Escola.

Junto às EJEs dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o Sistema EJE realiza atividades de pesquisa, formação profissional, publicação e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas ao fortalecimento da democracia representativa e da educação para a cidadania.

TP/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido