Presidente do TSE presta homenagem à comunidade LGBTQIA+

No início da sessão desta terça (29), Barroso defendeu que todas as pessoas merecem respeito e consideração, independentemente da orientação sexual

Sessão do TSE por videoconferência - 29.06.2021

Ao abrir a sessão plenária de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (29), o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, cumprimentou, em nome do Tribunal, a comunidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo e assexuais, em referência ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta segunda (28).

“Cumprimento a comunidade LGBTQIA+ brasileira, pessoas que devem ter o direito de colocar o seu afeto e a sua sexualidade onde mora o seu desejo”, disse.

Barroso pontuou que as diferentes maneiras de amor valem a pena e que todas as pessoas merecem respeito e consideração. “Portanto, celebramos a conquista de direitos e o avanço no reconhecimento das pessoas em geral, independentemente da sua orientação sexual”, destacou.

Sobre a data

O dia 28 de junho é uma data simbólica para a luta por direitos LGBTQIA+. Nesse dia, no ano de 1969, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, nos EUA, iniciaram uma manifestação que durou seis dias com protestos contra as batidas e revistas policiais em bares da comunidade.

A data, celebrada há 52 anos, representa a resistência do movimento e remete, mundialmente, à luta pelo respeito e promoção da equidade social e profissional, à diversidade e à identidade de gênero, bem como pelo direito à escolha da própria orientação sexual sem que isso signifique exclusão e assassinatos.

MM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido