Barroso avalia primeiro ano na Presidência do TSE
Eleições 2020 em meio à pandemia, financiamento de candidatos afrodescendentes e incentivo à participação feminina na política foram lembrados pelo ministro nesta terça (25)
O primeiro ano da gestão do ministro Luís Roberto Barroso à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi destacado pelo ministro Carlos Horbach durante a sessão plenária de julgamento por videoconferência desta terça-feira (25). Há exatamente um ano, Barroso assumiu a Presidência da Corte, sucedendo a ministra Rosa Weber.
“Foi um ano de várias atribulações, um ano complexo, mas um ano certamente vitorioso”, pontuou Horbach. “Tem sido um ano de muito trabalho, em excelente companhia”, respondeu o presidente do TSE, ao lembrar os desafios que foram superados nestes 12 meses.
Barroso citou a realização de eleições limpas, livres e seguras mesmo em meio à pandemia de Covid-19; a bem-sucedida campanha contra a desinformação; os avanços no financiamento de candidaturas de pessoas pretas e pardas; e o estímulo à participação de mulheres na política. O ministro adiantou ainda aos colegas que o Tribunal está lançando uma campanha contra a violência de gênero.
“Foi um ano bastante rico. Um ano só, mas às vezes parece que foi uma eternidade; não apenas pela atuação jurisdicional, que é sempre prazerosa nas nossas sessões, mas por uma enorme quantidade de questões administrativas que é preciso tocar a cada dia”, confidenciou.
RG/LC, DM