Secretária do TSE fala sobre combate à desinformação no II Seminário On-line de Comunicação & Justiça

Giselly Siqueira destacou ações do Tribunal contra notícias falsas sobre o processo eleitoral e urna eletrônica

TRE-PB DESINFORMAÇÃO

A secretária de Comunicação (Secom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, participou do painel “Comunicação Institucional e o Combate à desinformação” do II Seminário On-line de Comunicação & Justiça – Comunicando direitos e cidadania em tempos excepcionais, na tarde desta sexta-feira (22).

Giselly explicou como o TSE trabalhou para combater as informações falsas disseminadas durante o processo eleitoral do ano passado. Também destacou as ações permanentes da Secom para desmistificar os boatos sobre a urna eletrônica e a Justiça Eleitoral.

“A desinformação contra a justiça eleitoral, contra o processo eleitoral busca enfraquecer as bases da democracia não fica circunscrita ao período eleitoral e por isso o programa de combate à desifnormaçào na Justiça Eleitora é continuo e permanente. O trabalho é desenvolvido com diversas parcerias com foco em reduzir o impacto negativo e o potencial de viralização da noticias fraudulentas e desinformativas”, afirmou.

Premiação

Ainda hoje, durante o encerramento do seminário, serão conhecidos os ganhadores do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Tradicionalmente, a premiação acontece durante o Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), mas o evento precisou ser adiado em decorrência da pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus.

O TSE concorre em quatro das 13 categorias da premiação. Na categoria Mídia Social, o Tribunal é finalista com o projeto “Perfil no TikTok”. Já o Centro de Divulgação das Eleições presencial e virtual concorre na categoria Relacionamento com a Mídia. O podcast Clica e Confirma é finalista na categoria Mídia Radiofônica. E na categoria Reportagem Escrita, a Corte concorre com a matéria O caminho do voto: o que acontece depois que você aperta o botão confirma.

Confira mais informações sobre a premiação.

MM, GA/LC, DM

Leia mais:

21.10.2021 – Vencedores do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão conhecidos nesta sexta (22)

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido