Pílulas contra a desinformação: acesso à informação é mecanismo de defesa da democracia
Confira a terceira pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

“Não existe democracia sem eleições frequentes e justas. Nem sem eleitorado livre, bem informado e consciente do poder do voto. Ao enfrentar a desinformação e dar acesso a informações adequadas, a Justiça Eleitoral fortalece a democracia”.
Esse é o terceiro texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.
Esse é um tema prioritário para a Justiça Eleitoral, uma vez que o acesso a informação verdadeira e oficial também faz parte do exercício democrático. Reforçar e ampliar canais de esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral é um meio de garantir ao eleitorado o direito de acessar dados verdadeiros, de fontes oficiais e com conteúdos educativos.
A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TP/CM