Pílulas contra a desinformação: verifique a data e o contexto de um conteúdo antes de repassar

Confira a 20ª pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral

Democracia em pílulas - 30.05.2022

“Confira a data e o contexto! A descontextualização é muito usada para desinformar. Algumas notícias falsas aproveitam conteúdos verdadeiros para transmitir mensagens que deturpam o significado dos eventos citados”.

 O 24º texto da série #DemocraciaEmPílulas alerta para atitudes de pessoas que gostam de enganar outras tentando legitimar fake news misturando publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras e de fontes confiáveis.

1/ Galeria de imagens

Elas espalham, principalmente nas redes sociais, as chamadas notícias sensacionalistas, com o intuito de induzir ao erro quem consome a informação.

Quem deseja espalhar um boato o faz com má-fé, pois retira de contexto um dado ou declaração para usá-lo no título ou no corpo do texto da postagem. Além disso, essas pessoas utilizam montagens em vídeos e imagens manipuladas, divulgando-as como sendo verdadeiras.

A série #DemocraciaEmPílulas é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

 TP/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido