Teste da Urna é tema da nova temporada da série “Todo Mundo Quer Saber”

Serão quatro episódios, publicados ao longo desta semana no canal do TSE no YouTube e nas plataformas de podcasts­

Série Todo Mundo Quer Saber

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreia nesta terça-feira (21), em seu canal no YouTube e nas principais plataformas de podcasts, uma nova temporada da série Todo Mundo Quer Saber. Desta vez, o tema do programa é o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023. Ao todo, serão quatro episódios, publicados de hoje até sexta-feira (24).

Apresentado pela repórter Mariana Fabre, o Todo Mundo Quer Saber tira as dúvidas que muita gente tem – mas não sabe para quem perguntar – sobre assuntos importantes da Justiça Eleitoral. A ideia é traduzir, para uma forma didática e simplificada, assuntos que parecem muito difíceis de entender. Nesta temporada, quem explica tudo sobre o Teste da Urna é Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE.

Nos episódios, são feitas perguntas em estúdio, e há ainda a participação de pessoas que enviam questionamentos em vídeo. Os temas dos episódios falam sobre a realização e o funcionamento do Teste da Urna, quem são os participantes, como é o processo de seleção desses investigadores, quando e onde o evento ocorre e como o processo eleitoral vem sendo aprimorado a cada edição. O Teste da Urna é realizado desde 2009 e, neste ano, chega à sétima edição.

Teste da Urna 2023

O TPS 2023 é voltado a brasileiras e brasileiros com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral para o aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia.

Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes do equipamento (UE2020 e UE2022). O Teste deste ano ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro.

EL/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido