Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral oferece acesso a mais de 12 mil publicações
Ferramenta está disponível no Portal do TSE na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém um acervo de mais de 12 mil itens para consulta via internet: a Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE). A ferramenta, disponível no Portal do TSE, reúne publicações, documentos e conteúdos de interesse público. Os objetivos da BDJE são proporcionar a democratização do acesso à informação, bem como promover a preservação e a difusão do conhecimento técnico produzido pelo Tribunal.
Na página inicial, é possível acessar o Acervo Institucional, publicações de Doutrina e o Repositório Institucional da Justiça Eleitoral. No mesmo espaço, também está disponível o Museu do Voto, que reúne parte da história eleitoral brasileira.
Acesso digital
A BDJE, atualmente, dispõe de 12.648 itens em seu acervo. O espaço disponibiliza uma ampla variedade de materiais, entre livros, revistas, artigos, periódicos e a produção intelectual de ministros, desembargadores e servidores da JE.
Entre os temas mais recorrentes, o Direito Eleitoral ocupa a primeira posição, com 2.186 obras cadastradas. Na sequência, aparecem as publicações sobre democracia, que somam 2.138 itens, e as relacionadas a partidos políticos, com 2.031 registros.
O público em geral pode consultar e realizar o download das obras disponíveis na BDJE, exceto aquelas de acesso restrito a membros e servidores do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Quem não se enquadrar nesse perfil e tiver interesse em algum material restrito deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital pelo e-mail sebbd@tse.jus.br, que avaliará a possibilidade de acesso.
O voto no Brasil
A publicação O voto no Brasil retrata a trajetória das eleições no país e destaca a importância da participação democrática e inclusiva da população ao longo da história eleitoral brasileira, abordando tanto o caminho do voto quanto o papel da JE na consolidação do direito de votar.
A pesquisa apresenta os desafios enfrentados pela democracia desde 1821 e detalha momentos de restrição e supressão do direito ao voto durante as grandes crises políticas.
A publicação é resultado da exposição O Voto no Brasil, instalada no Museu do Voto, no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). A mostra traz conteúdos do Projeto República, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da historiadora Heloisa Starling.
Biblioteca física
A Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud, situada no edifício-sede do TSE, é aberta diariamente ao público interno, das 8h às 20h, e ao externo, das 10h às 20h, para consulta e pesquisa, assim como para a utilização do seu amplo espaço, à exceção do período do recesso judiciário.
Pessoas interessadas podem acessar os conteúdos presencialmente, no espaço da própria biblioteca, por intermédio de consulta ao catálogo da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), na página da Biblioteca na internet ou ainda via e-mail, pelo endereço biblioteca@tse.jus.br.
LB/LC/DB