TSE realiza solenidade pela posse dos ministros Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha
Ato solene ocorreu nesta terça (5), no plenário do Tribunal. Ministros assumem as vagas de titulares na classe dos juristas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta terça-feira (5), ato solene pela posse dos ministros efetivos na classe dos juristas Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha. Os magistrados já haviam sido empossados nos respectivos cargos em sessão administrativa realizada na última sexta-feira (1º). “Gostaria de registrar a enorme sorte do Brasil de ter entre os membros deste Tribunal o ministro Floriano de Azevedo Marques e a ministra Estela Aranha”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.
Ao celebrar a nova composição do Plenário do Tribunal, a presidente destacou que o ministro Floriano Marques tem uma longa carreira como doutrinador e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), tendo ocupado, por dois anos, o cargo “de maneira brilhante e dedicada”.
“Agora, a segunda mulher a ocupar um cargo de ministra efetiva [na classe dos juristas] neste Tribunal vem acrescentar e ajudar esta Justiça Eleitoral: a ministra Estela Aranha. Especialista em Direitos Digitais, foi assessora da Presidência deste Tribunal, diretora de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e é uma das grandes especialistas brasileiras que muito tem colaborado na formulação de acordos e tratados sobre esses temas tão pertinentes e necessários para nós desta Justiça Eleitoral", complementou Cármen Lúcia.
Antes de encerrar a solenidade, a presidente desejou aos empossados que “tenham um período de muita dedicação e trabalho”. “O Brasil conta muito, e este Tribunal também, com o trabalho de Vossas Excelências. Parabéns, mais uma vez, pelos cargos", finalizou.
Além dos ministros da Casa, o ato solene contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; do ministro do STF Alexandre de Moraes; do procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet; da vice-presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rose Moraes; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira; do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; dos conselheiros do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de parlamentares do Congresso Nacional.
CL/LC/DB