Glossário mostra a diferença entre eleições gerais e municipais
Confira os cargos em disputa em cada um dos pleitos, que se alternam de dois em dois anos

No Brasil, o processo eleitoral segue um calendário que alterna, a cada dois anos, eleições gerais e municipais. Confira no Glossário Eleitoral, serviço on-line do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diferença entre os cargos eletivos em disputa em cada um desses pleitos.
Nas eleições gerais, eleitoras e eleitores votam nas candidaturas de sua preferência para cargos nos três níveis administrativos do país: federal, estadual ou distrital (no caso do Distrito Federal). Nesses pleitos, são eleitas as pessoas que ocuparão os cargos de presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal, bem como senadores, deputados federais, estaduais e distritais (estes para a Câmara Legislativa do DF). Trata-se, portanto, de uma eleição que define os representantes do povo tanto no Poder Executivo quanto no Poder Legislativo em nível nacional e estadual.
Já as eleições municipais são voltadas exclusivamente para a escolha dos representantes em nível local. Nelas, o eleitorado da cidade vota para eleger ocupantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
O Glossário
O serviço on-line do TSE traz mais de 300 verbetes utilizados nas instâncias da Justiça Eleitoral. O Glossário é uma valorosa fonte de pesquisa para quem deseja se aprofundar sobre a evolução do processo eleitoral e das eleições no país.
As expressões do Glossário estão distribuídas em ordem alfabética para facilitar a consulta.
AN/EM/MM