Você conhece os perfis oficiais do TSE nas redes sociais?
São mais de 2 milhões de pessoas que acompanham diariamente o Tribunal na internet

Com mais de 2 milhões de seguidores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é ativo em oito redes sociais, nas quais compartilha conteúdos de serviço, educativos e explicativos sobre a Justiça Eleitoral (JE), a urna eletrônica, as regras das eleições e o alistamento eleitoral. Com linguagem simples, os conteúdos são divulgados em forma de imagens, textos ou vídeos.
E você já segue os perfis oficiais do TSE?
Os perfis nas redes sociais, juntamente com os sites do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs), são canais oficiais de informação segura e confiável sobre os diversos assuntos do universo eleitoral.
YouTube
Há 15 anos no ar, o canal do TSE no YouTube é uma ferramenta que dá visibilidade às ações da JE, aproximando a instituição ainda mais das cidadãs e dos cidadãos. O canal amplia seu alcance a cada dia, ao prestar informações de forma acessível à sociedade.
É possível acompanhar ao vivo as sessões plenárias do Tribunal, transmitidas às terças e quintas-feiras, além de acessar conteúdos digitais exclusivos separados por playlists.
Os números mostram que a conexão com o público só cresce. São 488.388 inscritos, o que coloca o canal como o segundo de maior audiência no Poder Judiciário.
Uma das primeiras redes usadas pelo TSE, a fanpage no Facebook conta hoje com 322 mil seguidores. Criado em dezembro de 2011, o perfil está ativo desde então, publicando conteúdos educativos, explicativos e de serviço da Justiça Eleitoral.
Na rede também são transmitidas, ao vivo, as sessões plenárias da Corte. Imagens únicas, galerias de imagens e vídeos são as principais publicações.
Com 469 mil seguidores, o perfil no Instagram é, atualmente, o com maior engajamento e visibilidade. As publicações são de serviço e aparecem no formato de vídeos (reels), imagens, carrosséis e conteúdos temporários (stories).
A rede permite ainda o compartilhamento de materiais e a divulgação colaborativa com os TREs ou parceiros. O uso de memes e trends é recorrente, com o objetivo de alcançar os mais diferentes públicos.
No Instagram, também há a possibilidade de criar canais temáticos e, atualmente, está ativo um voltado para o Concurso Nacional Unificado da Justiça Eleitoral, espaço em que são publicados conteúdos exclusivos sobre o tema para os seguidores que participam do canal.
TikTok
O TSE também tem perfil no TikTok, um canal direto de comunicação entre o Tribunal e os jovens, que são a maioria dos usuários da rede. No ar desde 2020, o perfil conta hoje com 175.017 seguidores.
Com o objetivo de promover uma maior aproximação com essa relevante faixa do eleitorado, o TSE posta vídeos curtos e dinâmicos, que transmitem informações sobre as eleições, o título de eleitor, as urnas e demais serviços eleitorais, de forma leve e descontraída, utilizando, por exemplo, trends, memes e músicas em alta na plataforma.
Flickr
O Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens, como fotografias, desenhos e ilustrações. A ferramenta também permite novas maneiras de organizar as fotos e os vídeos.
Caracterizado como rede social, o site possibilita aos usuários criar álbuns para armazenar suas fotografias e contatar usuários de diferentes locais do mundo.
A página do TSE no Flickr conta hoje com 42.224 fotografias publicadas em alta resolução, que podem ser baixadas por qualquer pessoa interessada.
O TSE também tem uma página no LinkedIn, plataforma de mídia social focada em negócios e emprego. O perfil do Tribunal na rede é acompanhado por 39.706 seguidores.
A ferramenta é utilizada principalmente por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossá-las, dando credibilidade ao conteúdo.
Criada em 2021, a página do TSE na rede traz conteúdos educativos, explicativos e de serviço da Justiça Eleitoral e, de forma estratégica, também divulga publicações especializadas da Corte, cursos, eventos e vagas de estágio disponíveis na instituição.
Kwai
Com contas bem estabelecidas em várias plataformas, o TSE expandiu ainda mais sua atuação no universo digital e entrou no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, no qual o TSE já abriu a urna eletrônica mostrando como ela funciona.
No perfil também são postados conteúdos mais curtos de vídeos postados no canal do TSE no YouTube.
O Kwai do TSE foi criado em 2022 e hoje é seguido por 485.100 pessoas.
Threads
O perfil mais recente do TSE, criado em setembro de 2024, é o do Threads, com 116 mil seguidores. Nele são compartilhadas atualizações de texto, fotos e vídeos, seguindo-se a mesma lógica de outras redes.
No Threads, o TSE divulga seus conteúdos noticiosos (matérias e reportagens produzidas na instituição e publicadas no Portal TSE), além de todo o material audiovisual noticioso, institucional e publicitário produzido pelo Tribunal.
Os materiais educativos, informativos e de serviço da Justiça Eleitoral também têm espaço na rede, que permite, ainda, publicar threads (fios), em que os conteúdos são interligados, criando uma narrativa.
GR/LC/DB