Ministério Público e OAB reforçam parceria com a Justiça Eleitoral para 2026

Entidades reafirmaram compromisso durante a sessão de abertura do Ano Judiciário do TSE

Abertura do judiciário no TSE - 02.02.2026   Min. Cármen Lúcia
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

A sessão extraordinária de abertura do Ano Judiciário da Justiça Eleitoral, realizada nesta segunda-feira (2), contou com a presença do procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. Também participaram da cerimônia ex-ministros da Corte, advogados, servidoras e servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Paulo Gonet elogiou a atuação da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, à frente da Justiça Eleitoral e pontuou desafios das Eleições Gerais de 2026, especialmente diante do uso da tecnologia em práticas ilícitas. “Desafios de sempre se somam ao avanço tecnológico utilizado em atividades criminosas, que se pode temer também no campo das campanhas eleitorais”, afirmou.  

Ele reforçou o compromisso do Ministério Público Eleitoral para que as eleições ocorram em clima de paz e tranquilidade. “A Justiça Eleitoral poderá, como sempre, contar com a parceria da Procuradoria-Geral Eleitoral e do Ministério Público brasileiro”, declarou.  

Advocacia 

Para o presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, a abertura do Ano Judiciário no TSE é, por si só, uma celebração da democracia. “O Brasil construiu um modelo de votação eletrônica seguro e transparente. Nele, a Justiça Eleitoral cumpre um papel insubstituível. Ela é guardiã da confiança do povo nas urnas. É nosso dever garantir as condições para o desempenho pleno de suas funções”, disse. 

Ele confirmou que a OAB irá atuar em parceria com o TSE para garantir a segurança, transparência e legitimidade do processo eleitoral. Também defendeu o enfrentamento da desinformação, da violência política de gênero e da desconfiança no próprio pleito. “A democracia não é obra acabada. Ela se afirma todos os dias na atuação convergente e na disposição coletiva para corrigir rumos, aprimorar normas e fortalecer garantias”, ponderou.  

NV, GR/JP/DB 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.