Equipe do TSE participa de workshop sobre tecnologia eleitoral em evento da SBC

Palestras aconteceram dentro do XXI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

XXI Simpósio Brasileiro de Segurança.

Na segunda-feira (4), técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE) participaram do V Workshop de Tecnologia Eleitoral (WTE), que aconteceu dentro do XXI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2021), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O seminário teve como objetivo fomentar a pesquisa em tecnologia eleitoral e integrar a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais com interesses em questões ligadas ao voto eletrônico.

O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE (Sevin/TSE), Rodrigo Coimbra, e o colaborador José Monteiro apresentaram as palestras “Esquema de segurança para aplicações desktop baseado em TPM com monitoramento” e “Aspectos de segurança da cadeia de boot da urna eletrônica”. Coimbra e Monteiro participaram ainda do painel “The future of voting technology”, mediado por Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Jeroen van der Graaf, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadores do workshop. Outros três colaboradores da área de tecnologia do TSE – Lucas Guimarães, Saulo Lima e Marcus Amorim – são coautores do conteúdo apresentado no workshop, que ocorre de forma totalmente virtual.

Chip de segurança

Um dos assuntos tratados pelos palestrantes foi o uso do processador Trusted Platform Module (TPM), um chip de segurança presente na maioria dos computadores atuais. O dispositivo foi implantado após o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação de 2019 (TPS 2019) para a proteção das chaves dos aplicativos desktop Windows que apoiam os processos de preparação das urnas e auditoria do aparelho.

Inicialização segura

A segunda exposição foi dedicada à segurança da cadeia de inicialização da urna eletrônica para a execução confiável dos sistemas. Na exposição, Rodrigo Coimbra e José Monteiro explicaram como está estruturada a arquitetura de segurança da urna eletrônica, que envolve tanto o hardware quanto o software do equipamento. Eles também detalharam o funcionamento do Módulo de Segurança Embarcado, mecanismo usado para autenticar todos os programas que rodam dentro do aparelho.

Impressões

Na avaliação do chefe da Sevin/TSE, Rodrigo Coimbra, o encontro foi importante para apresentar as particularidades da arquitetura de segurança da urna e o funcionamento da nova solução voltada às aplicações desktop desenvolvida depois do TPS 2019. “A recepção foi positiva. Sempre causa alguma surpresa nas pessoas, pois muita gente não conhece detalhes do nosso trabalho”, observou o servidor.

Sobre o evento

O XXI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais é voltado a estudantes e profissionais da área de informática e acontece até o dia 7 de outubro.

Confira a programação no hotsite do encontro.

BA/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido