Niemeyer informa que o lote é insuficiente para o projeto - 2004

Niemeyer informa que o lote é insuficiente para o projeto

Após ser consultado pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre o interesse e a possibilidade de criar o projeto da nova sede da Corte, o arquiteto Oscar Niemeyer aceitou o convite, mas informou que o lote disponível, com 21.043 metros quadrados, não tinha área suficiente para o formato do prédio que idealizara.

Com o objetivo de atender a demanda apresentada por Oscar Niemeyer, o então vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Velloso, no exercício da presidência, enviou ofício ao presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Aloísio Palmeira.

O documento consultava sobre a possibilidade de ser efetuada troca do conjunto de edificações do TSE, no Setor de Autarquias Sul, com o lote 2 da quadra 7 do Setor de Administração Federal Sul (SAF/SUL), destinado ao TRF-1, em vista da necessidade de viabilizar a adequada instalação das atividades administrativas e dos gabinetes dos ministros do Tribunal.

Somando uma área total de 60 mil metros quadrados, os dois lotes, 1 e 2, da quadra 7, atingiriam a metragem necessária à construção do projeto de Niemeyer para a nova sede do TSE.

Fonte

PA n° 3.356/2005, fl. 11.

Diretor-Geral

Athayde Fontoura Filho

Procurador-Geral Eleitoral

Cláudio Lemos Fonteles

Composição da Corte

José Paulo Sepúlveda Pertence;
Carlos Mário da Silva Velloso;
Gilmar Ferreira Mendes;
Francisco Peçanha Martins;
Humberto Gomes de Barros;
Luiz Carlos Lopes Madeira;
Carlos Eduardo Caputo Bastos.