Diplomação na República Brasileira

A diplomação constitui uma fase do processo eleitoral. Atualmente, é realizada em cerimônia e representa etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos a que concorreram nas urnas. Antes, porém, de a Justiça Eleitoral passar a adotar rito próprio, as leis eleitorais brasileiras já faziam menção à expedição de diploma, como documento comprobatório deferido aos que saíam vitoriosos nos pleitos. Para contar a história dos diplomas eleitorais, o TSE inaugurou, em 5 de fevereiro de 2020, a exposição Diplomação na República Brasileira .


A mostra explorou as transformações pelas quais o documento passou, em especial após a criação da Justiça Eleitoral. O conteúdo da exposição pode ser acessado nos links abaixo:

Acesse o portfólio da exposição.

Acesse o vídeo com imagens das diplomações ocorridas a partir de 1989.

Confira as imagens do evento de abertura da exposição na página do Flickr do TSE .

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.