Ministro Henrique Neves é homenageado por sua dedicação à Justiça Eleitoral

Ministro Henrique Neves durante sessão plenária do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, prestou homenagem, na sessão extraordinária desta quarta-feira (5), ao ministro Henrique Neves, que participará nesta quinta-feira (6) de sua última sessão como ministro efetivo da Corte Eleitoral. Gilmar Mendes antecipou seu agradecimento ao ministro Henrique Neves, pela profícua atuação no TSE, porque estará ausente na sessão de amanhã.

“Em nome de todos os juízes que compõem essa corte eleitoral gostaria de registrar o agradecimento pelo exemplar trabalho do ministro Henrique Neves. Toda a codificação da Justiça Eleitoral, de certa forma, tem a sua participação. Seu ânimo, seu conhecimento, seu propósito e sua cooperação não têm paradigma nos tempos recentes do Tribunal”, destacou o presidente do TSE, definindo o ministro Henrique Neves como alguém que se dedica à Justiça Eleitoral de corpo e alma. “Esta Corte é extremamente devedora em relação a essa dedicação”, disse.

O vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino aproveitou para registrar também a grata satisfação de conviver com o ministro Henrique Neves no TSE.  “Além do conhecimento técnico e intelectual, o senhor reúne sabedoria com humildade e serenidade no ato de julgar, honrando a advocacia com sua atuação no Tribunal”, enfatizou.

O advogado José Eduardo Alckmin, presente no Plenário, manifestou seu agradecimento ao ministro Henrique Neves em nome dos advogados do Brasil que atuam perante à Justiça Eleitoral. “Registro nosso reconhecimento pela sua atuação ao tema. O senhor foi um dos grandes responsáveis pela formulação da legislação eleitoral, honrando sobremaneira a tradição de sua família. Seus ensinamentos projetarão luzes anos a fio sobre todos os temas que teremos que enfrentar nesta Corte”, afirmou.

Emocionado, o ministro Henrique Neves agradeceu as palavras de todos e afirmou que jamais abandonará a Justiça Eleitoral. “Só pude contribuir por conta das presidências e do companheirismo que encontrei aqui. Como diz a letra de uma música da banda Capital Inicial: foi embora, mas eu nunca disse adeus”.

EM/MN/FP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido