Representantes do TSE integram missão de observação internacional das eleições na Colômbia

Ministra Luciana Lóssio em missão de observação internacional na Colômbia

No domingo (25), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio e a diretora-geral, Leda Bandeira, acompanharam a realização das eleições regionais da Colômbia. Elas integraram a Missão de Observação Internacional com Enfoque no Gênero Feminino, que esteve reunida em Bogotá.

Organizada pelo Conselho Nacional Eleitoral colombiano, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres), a missão promoveu a troca de experiências sobre a participação feminina na política e na democracia, além de tornar efetivos os acordos estabelecidos durante o VI Encontro de Magistradas Eleitorais da Ibero-América, realizado em maio deste ano, em Quito, no Equador.

Missão

Cerca de 70 observadores internacionais de 23 países formaram a missão para supervisionar as eleições do país sul-americano, que convocaram mais de 34 milhões de pessoas a irem às urnas para escolher 1.101 prefeitos e 32 governadores e representantes sem órgãos legislativos locais e regionais. Na ocasião, os integrantes da missão foram recebidos pelo presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, que ressaltou a importância da visita dos observadores internacionais.

Agenda

De 22 a 26 de outubro, as representantes do TSE cumpriram extensa agenda de atividades na capital colombiana. Elas participaram de reuniões técnicas e de logística para os trabalhos de observação das eleições. Também visitaram o posto de comando da direção-geral de polícia e destacaram o esquema de segurança preparado para o pleito. Segundo as autoridades brasileiras, a expectativa é de que essa tenha sido a eleição mais tranquila e segura dos últimos tempos em razão do acordo de paz que está sendo firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

RC/JP

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido