Trajetória de Rosa Weber e desafios da Justiça Eleitoral são ressaltados em solenidade de posse

Ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, procuradora-geral da República e presidente da OAB discursaram durante o evento

Sessão solene de posse da ministra Rosa Weber como presidente do TSE, ministro Roberto Barroso c...

Autoridades que compuseram a mesa durante a cerimônia de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14) destacaram a trajetória e as qualidades da magistrada que será a responsável por liderar a Corte no pleito deste ano. Também falaram sobre os desafios que ela e os demais integrantes da Justiça Eleitoral terão para garantir eleições limpas e justas, que reflitam a vontade genuína dos cidadãos brasileiros.

A procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, afirmou que a posse da ministra Rosa Weber na Presidência do TSE é um “fato marcante” na história da República brasileira, celebrado de modo “muito especial” no Ministério Público Eleitoral por guardar “características muito esperadas por todos os que têm apreço por segurança jurídica, integridade, altivez no trato da coisa pública e por valores caros às democracias liberais, como equidade de gênero, liberdade de expressão e defesa de direitos fundamentais”.

Dogde acrescentou que “outra marca especial” da posse de Rosa Weber é o fato de ela ser a primeira mulher a comandar uma eleição geral. A procuradora-geral eleitoral lembrou que o Brasil, com suas dimensões continentais, tem vários interesses a abrigar e conciliar, bem como minorias a proteger. “A Justiça Eleitoral brasileira tem, por isso, o grande desafio de garantir a cada eleitor o voto e de contá-lo de modo muito confiável, para que o resultado expresse fielmente a vontade da maioria”, disse.

Por fim, Raquel Dogde saudou o trabalho desenvolvido pelos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, que precederam Rosa Weber na Presidência do TSE e contribuíram, segundo ela, “fortemente nos preparativos das eleições de 2018”, ao lado dos demais ministros da Corte Eleitoral.

Na cerimônia, o ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto falou em nome dos demais colegas da Corte. Ele lembrou que a alternância é uma das características mais interessantes e importantes das cortes eleitorais brasileiras e ressaltou as qualidades dos novos dirigentes para conduzir as eleições que se avizinham. “A ministra Rosa, com mais de 40 anos dedicados à magistratura, verdadeira dama de toga, reúne todos os predicados para desenvolver, com folgas, a brilhante Presidência que ora se inicia”, disse. Tarcisio Vieira também saudou o ministro Luís Roberto Barroso, magistrado que, segundo ele, “é dos mais perfeitos juristas produzidos em território nacional em todos os tempos”.

Última autoridade a saudar oficialmente a ministra Rosa Weber durante a solenidade de posse, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, disse que a democracia brasileira nunca dependeu tanto da firmeza, serenidade e bom senso do Judiciário. Ele afirmou que, embora o ambiente político esteja longe da normalidade, a política deve ser vista como a solução, e não a origem dos problemas. “Não podemos criminalizar a política. Não há democracia sem política, não há política sem políticos. Precisamos aperfeiçoar a política para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Lamachia fez ainda um alerta a todos os cidadãos ao afirmar que o voto é um instrumento da cidadania, e que uma escolha malfeita nas urnas os torna “reféns” do próprio equivoco. “O voto é sua maior arma, não erre a sua pontaria. Voto tem consequência, e uma escolha errada é a responsável pela crise ética e moral  que estamos vivendo”, afirmou ao reiterar o compromisso da OAB com a Justiça Eleitoral. Por fim, em nome de todos os advogados,  Lamachia desejou aos novos presidente e vice-presidente do TSE “clareza, serenidade e sabedoria”,  atributos que, segundo ele, “não faltou ao longo de suas carreiras vitoriosas na magistratura e que, mais do que nunca, se fazem indispensáveis neste momento tão delicado da República”.

EM, JP, IC, RR/LR

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido