Autoridades dos Três Poderes e juristas prestigiam posse do ministro Sérgio Banhos

O magistrado também recebeu os cumprimentos de familiares e amigos na manhã desta quinta-feira (16), no TSE

Posse do ministro Sérgio Banhos

Após a cerimônia de posse no cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Sérgio Banhos recebeu, no Salão Nobre da Corte, os cumprimentos de autoridades dos Três Poderes, de juristas, de familiares e de amigos. O notório saber jurídico do magistrado e as contribuições que dará à Justiça Eleitoral foram destacados pelos convidados.

O ministro do TSE Alexandre de Moraes disse ter certeza de que Sérgio Banhos honrará a vaga de ministro efetivo, por preencher todos os requisitos desejados para a função. “Ele tem todas as condições, não só profissionais e acadêmicas, mas também de personalidade e de caráter para tanto”, salientou.

O ex-ministro Admar Gonzaga afirmou que seu sucessor contribuirá para que a democracia esteja cada vez mais consolidada. “A titularidade dele no Tribunal é algo que se anunciava há muitos anos, porque as qualidades morais, intelectuais, a força de trabalho e as credenciais acadêmicas conduzem o homem que tem a estatura do ministro a cargos desse grau. Eu tenho certeza de que será um expoente da advocacia no TSE”, disse.  

Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, também esteve na cerimônia e ressaltou que Sérgio Banhos detém a qualificação necessária para o cargo. “Ministro clássico, que preenche, sob aplausos gerais, os requisitos de ocupação do cargo. Se espera uma judicatura à altura, compatível com a boa fama dele de ter a notabilidade do saber jurídico. É experiente e inteligente, além de ter revelado na fase de substituto o pendor do chamado ofício judicante”, afirmou.  

O ministro do TSE Carlos Horbach, que foi companheiro de Banhos nas Eleições de 2018 como ministro da propaganda, destacou que o jurista provou, enquanto esteve como substituto, que tem amplas habilidades e capacidade para desenvolver as funções exigidas. “Sérgio Banhos teve uma passagem brilhante na jurisdição da propaganda nas Eleições Gerais de 2018, e agora vai trazer para o Tribunal sua experiência profissional e acadêmica, que é brilhante”.

Na mesma linha, o ex-ministro do TSE Henrique Neves destacou a atuação de Banhos como substituto e afirmou que o colega demonstrou aptidão e dedicação ao Direito Eleitoral. “Ganha a Justiça Eleitoral, com certeza, com sua presença”, enfatizou.

O constituinte Mauro Benevides, ex-presidente do Senado, também saudou a posse do ministro. “Escolha importante para o Tribunal, até porque, sendo um advogado brilhante, ele será, sem dúvida, um magistrado integérrimo no cumprimento dos seus deveres funcionais”.  Já o ex-senador Eunício Oliveira disse que Sérgio Banhos é um homem “íntegro, correto, probo, extremamente dedicado e estudioso”.

Sérgio Banhos recebeu, ainda, os cumprimentos da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e dos demais membros da Corte Eleitoral. A cerimônia contou, também, com a presença do ex-presidente da República José Sarney.

RC, GA/JB, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido