Presidente do TSE diz que resultado do Plebiscito deve sair ainda neste domingo (11)
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, está neste domingo (11) em Belém do Pará, onde acompanha a realização do Plebiscito sobre o desmembramento do Estado para criação de Carajás e Tapajós.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, está neste domingo (11) em Belém do Pará, onde acompanha a realização do Plebiscito sobre o desmembramento do Estado para criação de Carajás e Tapajós. O ministro falou há pouco com a imprensa, e revelou que a previsão é de que o resultado matemático do Plebiscito seja conhecido ainda no domingo, algumas horas depois de encerrada a votação em todo o Pará.
Após acompanhar a votação no Colégio Estadual Paes de Carvalho, que agrupa 14 seções eleitorais e 4,8 mil eleitores da capital paraense, o ministro concedeu entrevista coletiva para a imprensa. Lewandowski disse aos jornalistas que até o final da manhã não havia noticia de ocorrências no Estado e que a votação ocorria dentro da normalidade. Na entrevista, o ministro revelou ainda que o custo do Plebiscito foi reduzido de R$ 25 milhões para R$ 19 milhões.
Exército
Antes da coletiva, o ministro participou de sessão no Tribunal Regional Eleitoral. Após a visita ao colégio, o ministro visitou o Quartel General da 8ª Região Militar, onde participou de videoconferência com o general Madeira sobre a operação militar montada em Marabá para o Plebiscito.
Momento histórico
"O Plebiscito é um momento histórico, e prova que a democracia brasileira está amadurecida e consolidada", disse o ministro. Lewandowski acrescentou que, a exemplo de 2010, quando os brasileiros foram às urnas de forma tranqüila, o povo paraense voltou às urnas novamente, de maneira ordeira e pacífica, para responder à consulta plebiscitária.
MB, EM/CM