Brasil Eleitor mostra o que é preciso para um candidato concorrer à reeleição

No programa Brasil Eleitor desta semana, o quadro Você e a Política mostra quais são as condições exigidas pela legislação eleitoral para um candidato ser reeleito.

Banner Brasil Eleitor, com metade da bandeira nacional e mapa do Brasil ao centro.
Programa Brasil Eleitor.

No programa Brasil Eleitor desta semana, o quadro Você e a Política mostra quais são as condições exigidas pela legislação eleitoral para um candidato ser reeleito. No Brasil só foi possível um cidadão se reeleger para um cargo do Poder Executivo depois de 1997, por meio de Emenda Constitucional que autorizou os chefes do Executivo em todos os níveis – prefeito, governador e presidente da República – a concorrerem ao mesmo cargo por duas vezes consecutivas. O programa estreia neste sábado (26), às 8h, pela TV Cultura, e também vai ao ar no domingo (27), às 20h30, pela TV Justiça.

Outra matéria mostra como foi o Congresso Internacional de Direito Eleitoral, realizado de 9 a 11 de novembro, em São Paulo-SP, que promoveu debates entre especialistas da Espanha, Itália, México e Estados Unidos, além de autoridades brasileiras especializadas no assunto. Foram debatidos temas como fidelidade partidária, propaganda na internet e financiamento de campanha.

O Brasil Eleitor mostra ainda um concurso de frases que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia realizou nas escolas de Porto Velho. Foram selecionadas 35 frases relacionadas à educação política. Em 2012, ano de eleições municipais, essas frases serão espalhadas em outdoors pela cidade.

No Acre, um curso de formação política prepara candidatos que pretendem concorrer a cargos eletivos. Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Acre prepararam um curso com dez aulas para os cidadãos que pretendem concorrer a cargos eletivos. Os temas variam desde a filiação partidária até a efetiva posse dos eleitos.

No quadro Glossário Eleitoral, o programa ensina o significado da palavra mesário, mais uma expressão para enriquecer o dicionário de cidadania. E no quadro Cultura do Voto, o programa mostra o trabalho do artista plástico Omar Franco que transforma aço em obras de arte.

Alcance

Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil Eleitor é veiculado por 27 emissoras de televisão de todo o país, incluindo a TV Cultura e a TV Justiça.

Os vídeos também podem ser assistidos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

BB/LF

 

Leia mais notícias.

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido