Presidente e ouvidor do TRE-PE participam do lançamento da cartilha Vote Limpo
Presidente e ouvidor do TRE-PE participam do lançamento da cartilha Vote Limpo

Nesta terça-feira (7), o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) sediou o lançamento da cartilha Vote Limpo para as Eleições 2012, editada pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, formado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), além da própria OAB-PE. Também apoiam a campanha o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O lançamento foi feito pelo presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, além do arcebispo Dom Fernando Saburido e o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. O presidente do TRE-PE, desembargador Ricardo Paes Barreto, esteve presente compondo a mesa de honra, bem como o ouvidor do TRE-PE, Roberto Morais, e o procurador regional Eleitoral em exercício, João Bosco Fontes Júnior. Outras autoridades também marcaram presença, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, e o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar.
A intenção das cartilhas é conscientizar a população sobre a importância de pensar bem antes de decidir um voto. De acordo com presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, o comitê também quer receber denúncias sobre crimes eleitorais. "Os nossos objetivos são dois: primeiro, visa conscientizar o eleitor pernambucano da importância do voto. As pessoas normalmente ficam pouco estimuladas a participar da eleição, mas é importante que votem bem. E, para votar bem, têm que conhecer o candidato, a vida pregressa, não se submeter ao abuso do poder econômico e político", frisou.
A edição também traz questões como compra de votos, propaganda eleitoral, doações para campanha, financiamento e Lei da Ficha Limpa, entre outros assuntos. As cartilhas serão distribuídas nas 24 subseccionais da OAB espalhadas por todo o Estado, além de ter o apoio da arquidiocese nas missas de domingo.
Entrevista
Na ocasião, o presidente do TRE-PE conversou com os veículos de comunicação presentes no lançamento da cartilha Vote Limpo (Globo, Band, Tribuna, Nova Nordeste, Record, Rádio Folha e Rede Brasil) e destacou o papel do eleitor na fiscalização das campanhas. "Ele deve denunciar os abusos e exercer o seu direito de cidadania", afirmou durante uma das entrevistas. O desembargador Ricardo Paes Barreto ainda colocou a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral à disposição da população como canal de denúncia, por meio do site do TRE-PE ou pelo e-mail ouvidoria@tre-pe.jus.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-PE