TSE divulga lista atualizada de aprovados para o Teste Público da Urna 2025
Foram aprovadas 148 inscrições, incluindo os formatos individuais e em grupo, um recorde de interessados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (8), a lista atualizada de inscrições aprovadas para o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. Ao todo, o número de participantes aptos nesta nova relação é de 148 inscritos, incluindo os formatos individuais e em grupo.
Seguindo o edital, a nova lista foi definida após a análise dos recursos apresentados por candidatas e candidatos que não haviam sido habilitados na primeira fase de seleção. A nova relação contempla os nomes das investigadoras e dos investigadores cujos recursos foram deferidos pelo TSE, garantindo a participação no evento, que será realizado de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado na sede do Tribunal, em Brasília.
Além da divulgação da nova lista de aprovados, o calendário do Teste Público de Segurança da Urna 2025 prevê, de 12 a 15 de agosto, o período para manifestação de interesse em inspecionar os códigos-fonte.
Já entre 25 e 29 de agosto, investigadoras e investigadores com inscrição aprovada e que manifestaram interesse em inspecionar os códigos-fonte poderão requerer passagens e diárias para participar da inspeção dos códigos-fonte, conforme estabelecido no edital.
Colaboração para o aperfeiçoamento
O Teste Público da Urna, que chega à 8ª edição, registrou neste ano um número recorde de interessados que enviaram pedidos de inscrição ao TSE: 151. Desse total, dois foram reprovados e um desistiu. Assim, agora, a lista atualizada de inscritos é de 148 pessoas, sendo 106 inscrições individuais e 16 de grupos (num total de 42 pessoas).
Quatorze inscrições são de representantes institucionais, como universidades e partidos políticos. Ao todo, 40 mulheres – 35 inscritas individualmente e cinco integrantes de grupos – foram habilitadas.
Realizado desde 2009, preferencialmente no segundo semestre de anos não eleitorais, o Teste Público da Urna reúne especialistas em Tecnologia da Informação para avaliar e propor melhorias nos sistemas de geração de mídias, captação e apuração de votos, transmissão e recebimento de arquivos, incluindo hardware e software da urna eletrônica.
Entre os sistemas e componentes que serão objeto de análise, estão:
- Gedai-UE;
- Software Básico da Urna Eletrônica, SCUE, GAP, VOTA, RED e AS;
- Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos;
- SIS e KitJE-Connect;
- Urnas Modelo UE2022, com respectivos firmwares e mídias;
- Módulos do Sistema de Apoio às Auditorias (SAVP – Sorteio e Votação);
- VPP e AVPART.
Limite de participantes e sorteio
A participação presencial será limitada a 45 investigadores simultaneamente, para garantir o bom andamento dos trabalhos. Segundo o edital, caso o número de inscrições selecionadas ultrapasse esse limite, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site oficial do Teste Público da Urna 2025, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Etapas finais
Entre 6 e 24 de outubro, as investigadoras e os investigadores selecionados deverão enviar seus planos de teste e eventuais documentos complementares. O resultado dos recursos sobre os planos e a lista final de aprovados nessa fase serão publicados em 14 de novembro.
O Teste Público da Urna reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a participação social, permitindo que especialistas contribuam para o constante aprimoramento do processo eleitoral brasileiro.
CA/LC/DB