Central do Eleitor realizou quase 10 mil atendimentos em 2011

Há apenas um ano e meio, o TSE disponibilizou em seu portal o formulário eletrônico da Central do Eleitor. O investimento foi bem-sucedido e, em 2011, a Central recebeu 9.148 relatos.

Banner exibido na página da Central do Eleitor.
Central do Eleitor.

Há apenas um ano e meio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu portal o formulário eletrônico da Central do Eleitor. O objetivo foi facilitar a forma de o cidadão esclarecer dúvidas relacionadas a eleições. O investimento na web foi bem-sucedido e hoje esse é um dos meios de acesso mais utilizados pelos eleitores. Em 2011, a Central do Eleitor recebeu 9.148 relatos.

“No final de dezembro, também disponibilizamos em nossa página a Carta de Serviços ao Eleitor”, conta a chefe da Central, Marise Mesquita. A Carta de Serviços é um guia que divulga todos os serviços oferecidos pela Central para que o eleitor possa, de maneira simples, encontrar o que deseja.

Estatísticas

Dos atendimentos em 2011, 49,56% ocorreram por telefone, e 46,39%, por meio do formulário eletrônico. As demais formas de recebimento juntas – e-mail, pessoalmente ou carta – somaram 4,05%.

Seguindo as estatísticas, a expectativa é que neste ano a busca de informações pela internet ultrapasse os atendimentos telefônicos, já que em dezembro último foi possível constatar que a utilização do formulário (56%) foi 16% mais alta em relação ao telefone (40%). No segundo semestre de 2011 também houve uma procura maior pelos serviços em relação ao primeiro semestre.

Conforme levantamento da Central do Eleitor, 73% da demanda devem-se a pedidos de informação; solicitações representam 19%. Os demais 8% dividem-se entre denúncia, reclamações, agradecimentos e sugestões, entre outros.

Curiosidades

Uma curiosidade é sobre a faixa etária dos usuários que utilizam os serviços da Central do Eleitor. Quase a totalidade dos atendimentos (97%) é realizada para pessoas com idade abaixo de 60 anos. E com relação ao tipo de ocupação lideram os pedidos de empregados de empresa privada, seguidos de estudantes e de servidores públicos.

Dentre os maiores usuários da Central do Eleitor no ano passado estão os residentes de Brasília-DF, seguidos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os temas mais tratados pela Central foram quitação eleitoral e o Plebiscito do Pará, que em 2011 representou uma novidade, uma vez que geralmente a justificativa eleitoral é a segunda maior demanda entre os usuários.

VM/LF

 

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