Alto percentual de mesários voluntários é destaque na Serra gaúcha

Alto percentual de mesários voluntários é destaque na Serra gaúcha

O processo de chamamento dos mesários já começou em várias partes do Estado. Na região da Serra gaúcha, o destaque é o grande número de mesários voluntários. Na 6ª Zona Eleitoral (ZE), de Antônio Prado, na 61ª ZE, em Farroupilha, e na 16ª ZE, de Caxias do Sul, o percentual de voluntariado não baixa de 50% do contingente total. No entanto, o número de voluntários, os cronogramas e formas de convocação variam entre as ZE´s.

Segundo o chefe de cartório da 16ª ZE, Paulo Vicente Konzen, “embora o número de voluntários seja elevado, chegando a 90% do total, nosso objetivo é chegar a uma eleição com 100% de voluntariado”. Konzem lembrou que, em Farroupilha, as convocações começaram a sair do cartório no dia dois de julho. Os voluntários são contatados por telefone, sendo que, os que vivem próximos à sede do cartório, são visitados pelos servidores da Justiça Eleitoral. Cerca de 10% das convocações são remetidas pelo Correio.

O servidor da 6ª ZE, de Antônio Prado, Ubiratan Goulart, responsável pelo processo de convocação, informa que “embora as convocações ainda não tenham saído do cartório, já estão prontas, sendo que o Edital de convocação já foi publicado no início deste mês”. O cartório, que é responsável, também, pelos municípios de Ipê e Nova Roma do Sul, conta com o apoio das prefeituras municipais para realizar o trabalho. Segundo Goulart, a previsão é que, de meados para o final de agosto, a distribuição de convocações esteja encerrada.

Em Caxias do Sul, que conta com três Zonas Eleitorais, o chamamento dos mesários também iniciou no começo de julho. Segundo o chefe de cartório da 16ª ZE, Marcelo Reginatto, as convocações são entregues de várias formas: presidentes de mesa e primeiros mesários, por exemplo, são contatados por telefone. Reginatto, cuja ZE coordena a Justiça Eleitoral em Caxias do Sul, diz que “algumas convocações são entregues de forma presencial, como as dos mesários que são servidores públicos e trabalham em instituições próximas ao Centro da cidade. Também utilizamos os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos”. Apenas na 16ª ZE, serão convocados 1140 mesários – destes, cerca de 60% voluntários. Em 12 de setembro ocorrerá a primeira das oito reuniões previstas para a instrução dos mesários.

Conheça as regras e os benefícios do trabalho de mesário

Como regra geral, todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, poderá ser mesário. No entanto, há algumas exceções, como as que impedem o trabalho de candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, cônjuge incluso. Servidores da Justiça Eleitoral e os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva, também não podem atuar nas mesas de votação.

Cada mesário tem direito a 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado, entre outras vantagens. As eleições de outubro devem contar com o trabalho de mais de 100 mil mesários no Estado do Rio Grande do Sul.

Maiores informações podem ser obtidas no Portal dos Mesários.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-RS

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido