Memórias da Democracia: Ayres Britto afirma que eleições vitalizam o processo democrático

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2008 a 2010, é o segundo entrevistado da série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”. No programa, que vai ao ar na TV Justiça neste sábado (3), às 19h, ele conversa sobre fatos importantes do período com Alfredo Renan, que foi seu secretário-geral na Presidência do TSE.
“Nessa passagem pelo eleitoral, eu aprendi que uma justiça especializada eleitoral é fundamental para a democracia, principalmente a democracia representativa. É a justiça eleitoral que vitaliza o processo democrático representativo. Cada eleição concebida pela justiça eleitoral corresponde ao ápice da democracia representativa”, afirma o ex-presidente do TSE.
A série “Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do TSE, que participaram ativamente na construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. São depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.
Ayres Britto
Poesia e direito em plena harmonia; assim é a trajetória do ministro Ayres Britto. Filho de um juiz de direito e poeta e de uma mãe que amava a música e tocava piano, ele relembra as primeiras memórias da infância e como o ambiente familiar o influenciou. “Fui favorecido, fui criado em um ambiente propício à ciência e à arte. Ciência do direito e arte, tanto poética quanto musical”, recorda-se.
O ministro revela que sempre fez poesia com muita facilidade e que procura em tudo combinar arte e ciência, ou sentimento e pensamento. “Acho que o sentimento abre os poros do pensamento e entendo que é do casamento por amor entre sentimento e pensamento que a gente pode partejar esse rebento de nome consciência.”
Série
O primeiro programa da série, exibido no dia 27 de julho, foi com o ministro do STF Ricardo Lewandowski, que presidiu o TSE nas eleições presidenciais de 2010, que elegeram Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República da história do país. O episódio pode ser visto na página do TSE no YouTube (clique aqui).
No programa, o ministro Lewandowski relata como foi a parceria com as Forças Armadas, que ajudou a levar a urna eletrônica a locais de difícil acesso, e fala sobre o trabalho da Justiça Eleitoral para ampliar o programa de identificação biométrica. Em sua gestão foi inaugurada a nova sede do TSE, que recebeu a denominação simbólica de Tribunal da Democracia. “Poder participar, poder administrar e presidir uma eleição nacional é um momento único na vida de qualquer profissional, de qualquer cidadão”, ressalta o ministro.
Serviço: O episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” com o ministro Ayres Britto vai ao ar na TV Justiça no sábado, 3/08, às 19h, com reprises no domingo, às 18h, terça, às 11h, e quinta, às 21h.
Todos os programas ficarão disponíveis Canal do TSE no Youtube após serem exibidos na TV Justiça.