Roraima sedia 1º Encontro de Presidentes dos TREs da Amazônia nesta sexta-feira
Roraima sedia 1º Encontro de Presidentes dos TREs da Amazônia nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sedia o 1º Encontro de Presidentes dos TREs da Amazônia, com a participação de todos os presidentes de TREs da Amazônia Legal e presença confirmada do ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, é fundamental fortalecer e unificar o discurso da Justiça Eleitoral na Amazônia, a maior região do país. “Nós compartilhamos as mesmas problemáticas de logística, fatores impeditivos humanos e materiais que dificultam e até impedem a presença do Estado nos mais longínquos pontos do Brasil. O objetivo é compartilhar experiências, mas, principalmente, soluções, para que a Justiça Eleitoral, peça-chave da democracia participativa, funcione de forma igualitária para todos os cidadãos e não apenas para os que moram nas grandes capitais do país”, destacou Gursen De Miranda.
O evento ocorrerá no plenário do TRE-RR e terá como temas ‘Biometria na Amazônia - Maior segurança, transparência e controle’, ‘Rezoneamento eleitoral e a Amazônia’, ‘Criação de cargos para Zonas Eleitorais’, ‘Servidores requisitados’, ‘Descentralização do contrato de técnico em urna eletrônica’, ‘Peculiaridades Eleitorais na Amazônia’ e ‘Eleições Gerais 2014’.
Irão participar do evento os presidentes e diretores-gerais dos TREs de Roraima, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, Estados que, juntos, correspondem a 61% do território brasileiro.
O evento será aberto à imprensa no período da tarde, quando haverá, às 15h30, a palestra 'Peculiaridades Eleitorais na Amazônia', ministrada pelo desembargador Gursen De Miranda, presidente do TRE-RR. Às 16h, o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, irá se pronunciar e, às 17h, será lida a Carta Eleitoral da Amazônia. A entrevista coletiva será realizada logo após a leitura da Carta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RR