Dois municípios realizam eleições para a prefeitura neste domingo (6)

Eleições ocorrem em Guapé (MG) e Bandeirantes (MS) das 8h às 17h, no horário de Brasília

Urna eletrônica 2022 - FotoAlejandroZambrana

Dois municípios realizam eleições suplementares neste domingo (6). Eleitoras e eleitores de Guapé (MG) e Bandeirantes (MS) retornam às urnas para escolher os ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito. As eleições foram convocadas após os candidatos eleitos em 2024 serem afastados dos cargos. As votações ocorrerão das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF).

No domingo, a eleitora e o eleitor podem se identificar para votar apresentando um documento oficial com foto, como e-Título (se a foto aparecer no aplicativo); carteira de identidade; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente (inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei); certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (CNH). Quem não puder comparecer à votação deve apresentar justificativa.

Guapé (MG)

Em Guapé, eleitoras e eleitores vão escolher os titulares da chefia municipal entre três chapas concorrentes: Luiz Fernando de Oliveira (PP), que tem como vice Ingrid Amaral (PP); Pedro Luís Simões (PL), cujo vice é Antônio Divino da Cunha (PSDB), que concorrem pela coligação A Verdadeira Renovação (PL e Federação PSDB-Cidadania); e Rayza Câmara (Republicanos), que tem Celso Oliveira Freitas (Republicanos) como candidato a vice-prefeito.

A eleição suplementar em Guapé ocorre porque o candidato a prefeito mais votado em 2024, Thiago Sávio Câmara (PSDB), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral devido à cassação, em 2022, de seu mandato de vereador na Câmara Municipal de Guapé, configurando a inelegibilidade pela alínea “b” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/1990.

Bandeirantes (MS)

Por sua vez, também três chapas disputam a prefeitura de Bandeirantes neste domingo: Flávio Paiva (DC), cuja candidata a vice-prefeita é Rosângela Zanata (AGIR), apoiados pela coligação Renova Bandeirantes (AGIR e Democracia Cristã); Tatiane Miyasato (MDB), que tem como vice Elaine Montagna (PP), da coligação Governo para Todos (MDB, PP, PRD e PSB); e Celso Abrantes (PSD), que tem como vice Marinho Serpa (PL), ambos da coligação Juntos por Bandeirantes (Republicanos/ PDT/PODE/ PL/ PSD).

A nova eleição no município acontece por causa da decisão do TSE que confirmou entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que declarou a inelegibilidade de Álvaro Nackle Urt, candidato mais votado a prefeito na localidade nas Eleições  de 2024.

Novas eleições

O Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965) prevê casos específicos que levam à realização de novas eleições. Um deles é a convocação de eleição suplementar quando a nulidade de votos atinge mais da metade da votação (votos dados aos candidatos) para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

A Justiça Eleitoral também poderá convocar novas eleições quando houver o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidata eleita ou de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.

CL/EM/MM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido