Vice-presidente do TSE acompanha segundo turno de eleições no Chile

Assista à reportagem sobre o assunto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai acompanhar o segundo turno das eleições presidenciais do Chile, neste domingo (15). O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, designou para a missão o vice-presidente, ministro Dias Toffoli, e o assessor Internacional do Tribunal, Tarcísio Costa.
Concorrem ao cargo a ex-presidente do país Michelle Bachelet e a governista Evelyn Matthei. O convite foi feito pelo Tribunal Calificador de Elecciones, órgão responsável por organizar o pleito no Chile.
Segundo o ministro Dias Toffoli, são comuns o convite e a troca de experiências entre órgãos eleitorais de países da América Latina. Para o vice-presidente, estas ações se intensificaram nos últimos 30 anos devido à retomada do processo democrático. “O intercâmbio entre órgãos eleitorais de países é extremamente relevante para a consolidação da democracia no continente americano”, diz.
Neste ano, o vice-presidente já acompanhou eleições presidenciais na Venezuela e no Paraguai. “Não é uma atuação de fiscalização e de auditoria. Nada disso. Iremos na qualidade de visitante, a convite”, esclarece o ministro sobre as visitas.
O assessor internacional do Tribunal, Tarcísio Costa, afirma que outros países deverão ser convidados a conhecer o sistema eleitoral durante as eleições presidenciais no Brasil. “Será uma oportunidade para divulgar o sistema eleitoral brasileiro, mostrar como fazemos, a agilidade da nossa apuração e como nosso processo eleitoral é fluido”, aponta o diplomata.
Na sexta-feira pela manhã, o ministro visitará o serviço eleitoral chileno e o Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República do Chile. No dia da eleição, a comitiva visitará centros de votações.
EM/DB