Candidato a prefeito de Itararé-SP continua cassado

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve nesta quinta-feira (21) sentença de primeiro grau que cassou o registro do candidato a prefeito do município de Itararé, Luiz Cesar Perúcio (DEM), e de seu vice, João Aparício Bruno (PTB). Por votação unânime, os juízes entenderam que houve abuso do poder econômico e político durante a campanha eleitoral.
Segundo o julgamento, foram realizados eventos festivos públicos em propriedade de Perúcio (Estância Perúcio) com ampla divulgação por cartazes, rádio e redes sociais e com distribuição gratuita de bebidas e alimentos. A Corte paulista entendeu que, mesmo sem a presença do próprio Perúcio nas festividades, eventos dessa dimensão têm influência no processo eleitoral. Os juízes afastaram a alegação da defesa de que as festas tinham caráter beneficente.
Perúcio e Bruno concorreram na condição de cassados com recurso e não tiveram seus votos computados pela Justiça Eleitoral, aparecendo com zero votos na divulgação dos resultados. A situação dos candidatos foi mantida no Tribunal paulista e, caso seja alterada no TSE, seus votos serão aproveitados. Com 9.169 votos, Perúcio teve a maior votação no município. A prefeita eleita, Cristina Ghizzi (PT), teve 8.173 votos.
A cidade de Itararé, com 37.309 eleitores aptos, está localizada na região sudoeste do Estado. Os candidatos concorreram pela coligação União e Crescimento (PTB, DEM e PSB). Cabe recurso ao TSE.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SP