Memórias da Democracia: ministro Moreira Alves diz que trabalho da Justiça Eleitoral não é fácil
Memórias da Democracia: ministro Moreira Alves diz que trabalho da Justiça Eleitoral não é fácil

Veja a chamada para o 13º episódio.
O 13º episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” traz o depoimento do ministro José Carlos Moreira Alves, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1981 a 1982. O ministro revela que, inicialmente, queria estudar Medicina e que nunca imaginou chegar ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. “Isso ocorreu por um desses acasos do destino. Descobri que tinha medo de sangue, de modo que me afastei do terreno da medicina e, felizmente, cheguei ao terreno do Direito, onde, obviamente, fiz uma carreira que foi razoavelmente bem feita,” conta o ministro. O episódio estreia neste sábado (19), às 19h, na TV Justiça.
Na segunda parte do programa, com o advogado Pedro Gordilho, que também já foi ministro do TSE, Moreira Alves relembra momentos que marcaram a passagem dele pelo Tribunal Superior Eleitoral, como a disputa pela sigla PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e a definição da cédula eleitoral em 1982. O Poder Executivo era contrário ao modelo de cédula aprovado pelo TSE, com a inclusão dos nomes dos partidos, e acabou-se usando uma outra cédula, sem a identificação das legendas.
O ex-presidente do TSE afirma que, para ele, não é fácil o trabalho na Justiça Eleitoral, justamente pela natureza das causas que ela envolve: “é uma Justiça que apresenta dificuldades, dada a circunstância de que o problema eleitoral é um problema que acarreta muita paixão”.
A série
A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do TSE, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.
Serviço
O episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” com o ministro Moreira Alves estreia na TV Justiça no sábado (19), às 19h, e será reprisado no domingo (20), às 18h, na terça (22), às 11h, e na quinta (24), às 21h. O programa também é exibido em outras 20 emissoras brasileiras.
Os programas ficarão disponíveis na página oficial do TSE no YouTube após serem exibidos na TV Justiça.
GA/LC