Eleição do ministro Dias Toffoli para presidente do TSE é destaque do Brasil Eleitor

Eleição do ministro Dias Toffoli para presidente do TSE é destaque do Brasil Eleitor

Novo Brasil Eleitor

No último dia 8, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu o ministro Dias Toffoli para ocupar o cargo de presidente da Corte a partir do dia 14 de maio. Ele sucederá o atual presidente, ministro Marco Aurélio. O ministro Gilmar Mendes foi eleito, na mesma sessão, vice-presidente do Tribunal na futura gestão. Este é um dos destaques do programa Brasil Eleitor que vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (27), às 20h30.

O programa traz também uma reportagem sobre a primeira eleição presidencial em que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) será aplicada. De acordo com a norma, entre outros casos, ficam impedidos de concorrer aos pleitos aqueles que foram condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, pelos seguintes crimes: abuso de autoridade, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; contra a economia popular, a fé, a administração e o patrimônio públicos; e por crimes eleitorais, para os quais a lei estipule pena privativa de liberdade.

Esta edição mostra ainda que a Justiça Eleitoral do Acre montou um stand no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco para fazer o recadastramento biométrico e emitir a segunda via do título dos eleitores que ficaram desabrigados devido à cheia do rio Acre.

A equipe do Brasil Eleitor foi a Minas Gerais para mostrar que o TRE mineiro, em parceria com entidades estudantis, criou a campanha “Se liga 16” para incentivar o voto dos jovens. Uma das ações da campanha é o atendimento itinerante realizado por meio de um ônibus do TRE que vai às escolas para que os estudantes possam tirar o título de eleitor. A campanha ganhou a adesão de três jovens jogadores do futebol mineiro: Fillipe Soutto, do Atlético; Matheus, do América; e Lucas Silva, do Cruzeiro.

Eleições 2014 – uma conversa com o presidente do TSE

O Brasil Eleitor traz também os destaques do terceiro programa Eleições 2014 – uma conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio. O programa é exibido às quartas-feiras, às 13h30, na TV Justiça, e conta sempre com a participação de quatro jornalistas, que discutem temas relacionados às eleições com o presidente do TSE. A terceira edição contou com a participação de Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, Juliano Basile, do jornal Valor Econômico, Cláudio Humberto, do Grupo Bandeirantes, e Marco Sibaja, da Agência de Notícias Associated Press. 

“A Palavra É”

No quadro “A Palavra É”, a equipe do Brasil Eleitor foi ao Setor Bancário de Brasília para perguntar aos eleitores o que é Eleições Gerais. O termo significa: eleição realizada simultaneamente em todo o país, abrangendo as de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador dos Estados e do Distrito Federal, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país. O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

GA/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido