Semana de Memória da Justiça Eleitoral é destaque do Brasil Eleitor

Semana de Memória da Justiça Eleitoral é destaque do Brasil Eleitor

Brasil Eleitor

Servidores do Tribunal Superior Eleitoral e dos 27 Tribunais Regionais  participaram da “Semana de Memória da Justiça Eleitoral” para trocar experiências sobre as técnicas adotadas na preservação de documentos e objetos. O encontro foi realizado para fortalecer, resgatar, preservar e divulgar a memória eleitoral do Brasil. Este é um dos destaques do programa Brasil Eleitor que vai ar pela TV Justiça neste domingo (1º), às 20h30.

O programa mostra ainda que um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos Deputados pode transformar em crime as falsas promessas de candidatos. O projeto altera o Código Penal para configurar esta prática como crime de estelionato, que é considerado como ato de obter vantagens ilícitas, prejudicando terceiros mediante fraude, cuja pena varia de um a cinco anos de prisão e pagamento de multa.

A equipe do Brasil Eleitor em Minas Gerais vai mostrar que o fotógrafo Ronald Nascimento Ferreira usa as suas fotos para divulgar a desigualdade social do Aglomerado da Serra, comunidade onde vive.

O Brasil Eleitor desta semana também fala da alteração na rotina dos cidadãos no período eleitoral e destaca o trabalho nas delegacias. Isso porque, além de todo o aparato para garantir a tranquilidade no dia da votação, cinco dias antes do pleito nenhum eleitor pode ser preso, com exceção da ocorrência de flagrante ou condenação por crimes inafiançáveis como tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos. As prisões são proibidas para garantir o direito ao voto.

Em Brasília, para incentivar os eleitores a votar de forma consciente, o artista plástico Paulo Machado usou o seu talento e pintou uma tela para o programa Brasil Eleitor. 

A palavra é...

No quadro “A  palavra é...”, a equipe do programa em Goiânia perguntou aos eleitores o que significa fileiro. O termo refere-se aos cabos eleitorais que abordam os eleitores nas filas das seções eleitorais.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país. O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral. Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

GA/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido