Processo Administrativo Digital diminui utilização de papel no TRE-BA
Processo administrativo digital diminui utilização de papel no TRE-BA

O Processo Administrativo Digital (PAD), implantado há cerca de dois meses no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o objetivo de garantir mais agilidade nos trâmites administrativos e promover ações sociais e ambientais, como a racionalização da utilização de papel, apesar do pouco tempo de utilização, já começa a surtir os efeitos esperados pela Administração do Regional.
A Seção de Recrutamento e Desenvolvimento Organizacional (SERADE/COEDE) do TRE-BA, por exemplo, utilizava, em média, cinco resmas de papel A4 por mês – o equivalente a 2.500 folhas. Depois da implantação do PAD, o setor passou a solicitar mensalmente à Seção de Gestão do Almoxarifado (SEGEA) apenas 2 resmas, uma economia de 60% em relação aos pedidos anteriores.
Para Mara Rosita Pinheiro, chefe da SERADE, a diminuição considerável nos pedidos de papel impressiona. “A economia que nós estamos tendo aqui sem dúvida é substancial”. Outra contenção de gastos perceptível se dá, consequentemente, pela redução da utilização de toner (tinta usada nas impressoras) no setor, já que as impressões diminuíram.
Inspirado em modelo desenvolvido pelo TRE do Paraná, o PAD foi implantado no âmbito do Regional no dia 23 de março deste ano, após os servidores baianos serem capacitados por técnicos do Tribunal paranaense para o uso do sistema.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-BA

ENG
ESP
