Presidente do TSE será observador da Unasul no segundo turno das eleições no Peru

Presidente do TSE será observador da Unasul no segundo turno das eleições no Peru

Ministro Gilmar Mendes preside sessão plenária do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, estará em Lima, no Peru, no próximo domingo (5), para participar, como observador da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), no segundo turno das eleições presidenciais naquele país. Concorrem ao cargo Keiko Fujimori e Pedro Pablo Kuczynski. Quase 23 milhões de peruanos estão registrados para votar.

O primeiro turno ocorreu no dia 10 de abril, quando os eleitores foram às urnas para escolher presidente e vice-presidente da República, congressistas e representantes no Parlamento Andino. O pleito presidencial só será definido em segundo turno porque, nem Fujimori, nem Kuczynski conquistram a maioria exigida pela lei. Em abril, o ministro Dias Toffoli ocupava a presidência da Corte e acompanhou o processo eleitoral.

No domingo, o ministro Gilmar Mendes terá ainda reunião com o presidente do Jurado Nacional Eleitoral (JNE), a Corte eleitoral do Peru, Francisco Távara, e com o presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Unasul, Tibisay Lucena Ramirez, além da diretora-geral de Relações Internacionais do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Rosaura Sierra.

Eleições

O voto no Peru é obrigatório e secreto para pessoas com mais de 18 anos e menos de 70 anos. Para os mais idosos, o voto é facultativo.

Durante o primeiro turno das eleições gerais, em abril, foi realizada a votação em todo o território nacional (1.703 distritos) e no exterior (1.266 cidades ). O voto eletrônico foi implantado em 30 distritos: Lima Metropolitana (27 distritos), La Punta, Mi Peru e Pacarana. Da mesma forma, a contagem dos votos será realizada por meio de um sistema automatizado em 121 distritos.

A população do país, cerca de 30 milhões, é majoritariamente mestiça, com ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. A economia peruana cresceu significativamente nos últimos 15 anos, segundo dados da Unasul. Historicamente, o desempenho econômico do país cresceu mais na área de exportação.

A integração das fronteiras do Brasil e do Peru é o maior destaque no relacionamento bilateral. Os dois países vêm elaborando planos de desenvolvimento para a Zona de Integração Fronteiriça, para facilitar o trânsito entre fronteiras e o intercâmbio comercial.

BB/TC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido