No Uruguai, presidente do TSE falará sobre financiamento de partidos e campanhas eleitorais

Ministro Gilmar Mendes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, fará nesta terça-feira (22), em Montevidéu, no Uruguai, palestra sobre o tema “Financiamento de Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais”, na sede do poder Legislativo daquele país. O encontro é organizado pela Corte Eleitoral, o parlamento e o Ministério das Relações Exteriores uruguaios, além do Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea).

O tema vem sendo abordado pelo presidente do TSE já algum tempo, em diversas palestras que tem proferido no Brasil e no exterior. Em suas exposições, o ministro tem defendido a tese de que a discussão acerca do financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais é questão fundamental para o equilíbrio das democracias.

Para o presidente do TSE, chegar a um consenso sobre esse assunto é um dos maiores desafios das sociedades modernas, na medida em que diz respeito à influência do poder econômico sobre o processo político e à busca pela paridade de recursos entre candidatos e partidos.

O ministro Gilmar Mendes também tem defendido que a relação entre dinheiro e política é complexa e envolve inúmeras variáveis, desde a desigualdade de oportunidades entre candidatos, até o abuso do poder econômico nas eleições, a corrupção, o caixa dois e o favorecimento de campanha, entre outras.

 

 

Agenda

No dia 22, o ministro estará às 10h na Corte Eleitoral uruguaia, com os demais convidados, para ouvir as boas-vindas do presidente da Comissão Especial do Senado daquele país, senador Enrique Pintado. Em seguida, o diretor regional do Idea Internacional, Daniel Zovatto, abrirá a rodada de intervenções dos convidados internacionais.

À tarde, o ministro Gilmar Mendes participará de reunião com especialistas do âmbito acadêmico e representantes de meios de comunicação. Em seguida, haverá reunião com representantes de sindicatos e empresários.

O presidente do TSE estará acompanhado do secretário-geral do Tribunal, Luciano Fuck, e do assessor Internacional, Ciro Leal. O retorno à Brasília está previsto para o dia 23.

BB/LC



ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido