TRE-PE faz parceria com ALEPE para otimizar Biometria
Recadastramento Biométrico – TRE-PE faz parceria com ALEPE para otimizar Biometria
A equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco TRE-PE esteve nesta terça-feira(8), no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco para fazer parceria com os deputados estaduais para otimizar o recadastramento biométrico. “Até o momento, 70% dos 38 municípios não atingiram as metas, portanto é fundamental a participação dos políticos para mobilizar suas bases eleitorais”, explicou o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Barros Figueiredo, que foi recebido pelo presidente da ALEPE, deputado Guilherme Uchôa. Todos os deputados receberam material de divulgação e vão colaborar.
“Precisamos ampliar horários de atendimento e, portanto, torna-se imprescindível o apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais na disponibilização de servidores. Também é importante ressaltar a questão da ampla publicidade, que deve ser veiculada nos meios de comunicação locais a fim de que não haja capacidade ociosa por ausência de eleitores nos postos”, ressaltou o desembargador eleitoral e vice-presidente do TRE-PE, Stênio Neiva.
Com o término do prazo chegando, o TRE-PE alerta os moradores das cidades de Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Bodocó, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Calçado, Calumbi, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Exu, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Itacuruba, Lagoa do Carro, Machados, Mirandiba, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Tracunhaém, Triunfo, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério e Xexéu. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos.
O TRE-PE conta com locais de coleta biométrica distribuídos pelos municípios em que há eleitores ainda não cadastrados. “O ideal é priorizar o agendamento através do site www.tre-pe.jus.br para evitar filas longas e tumultos”, explica o coordenador da Biometria em Pernambuco Eduardo Lucas. Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica.
Fonte: TRE -PE