Na Coreia do Sul, servidores do TSE participam de capacitação em TICs eleitorais
Na Coreia do Sul, servidores do TSE participam de capacitação em TICs eleitorais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participará do Election ICT Capacity Building Program (Programa de Capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação Eleitorais, em tradução livre), que ocorrerá de 25 de outubro a 3 de novembro, na cidade de Incheon, na Coreia do Sul. Os servidores Júlio Valente, chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados, e Milena Damásio, assessora da Assessoria de Assuntos Internacionais, representarão o Tribunal no curso.
Organizada pela Associação de Órgãos Eleitorais Mundiais (A-WEB), a iniciativa trata-se de programa de desenvolvimento de competências no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em eleição. O tema deste ano será “Election ICT – stepping stone or stumbling block towards increasing trust and improving management” (Tecnologias de Informação e Comunicação Eleitorais – ultrapassar obstáculos para aumentar a confiança e melhorar a gestão, em tradução livre).
O objetivo é reunir representantes dos países membros da A-WEB para compartilharem seus conhecimentos e experiências. Nesta edição, o programa abordará aspectos técnicos no uso de TICs, mas focará nas relações entre as partes interessadas quando da implantação e do uso dessas tecnologias em processos eleitorais, principalmente nos que diz respeito a motivar os envolvidos a implantar o uso das TICs e a manter ou até aumentar a confiança do eleitorado nos processos.
Também participarão representantes dos seguintes países: Iraque, Kosovo, Mongólia, Palestina, Papua-Nova Guiné, África do Sul e Tailândia.
LC/RC