Bieje destaca o funcionamento da prestação de contas à Justiça Eleitoral

Bieje destaca o funcionamento da prestação de contas à Justiça Eleitoral

Logo EJE

O que é e como ocorre a prestação de contas à Justiça Eleitoral? Nesta edição do Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral (Bieje) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tema é abordado pelo analista judiciário do TSE Thiago Bergmann.

A prestação de contas, correspondente às receitas e despesas dos partícipes do processo democrático, pode ser divida entre anual e eleitoral – esta que, além de ser feita a cada 72 horas, ocorre também de modo parcial, entregue um mês antes da realização da campanha, e após o primeiro e o segundo turno das eleições. Quanto ao objeto da prestação, os recursos empregados (provenientes do Fundo Partidário, cujo valor varia de ano a ano e, atualmente, encontra-se próximo de 800 milhões), cabe aos partidos distribuí-los entre seus diretórios ou empregá-los nas campanhas.

Desde que o STF declarou inconstitucional a doação de pessoas jurídicas, tem havido mudanças nesse âmbito, e a preocupação sobre a origem dos recursos é acentuada. O TSE intensifica continuamente a verificação da regularidade desses gastos, trabalhando junto à Polícia, Federal, à Receita Federal e aos tribunais de contas para observar a formalização e a contabilização das despesas. “Contamos com a parceria do Tribunal de Contas para checar os doadores de campanha frente ao cadastro do Bolsa Família. Há casos de beneficiários que recebem 200 reais por mês e estão doando 20 mil em campanha – acho que isso merece a investigação da Justiça Eleitoral”, exemplifica Thiago Bergmann.

O portal do TSE, atualmente, conta com vasto banco de informações, apresentando doadores, fornecedores e prestadores de contas. Em virtude do acesso à informação, são também divulgados os resultados dos julgamentos dessas prestações, que podem ser aprovadas, aprovadas com ressalvas ou desaprovadas – situação em que a sanção prevista é a multa de até 20% do valor irregular. O analista conclui que o TSE analisa os gastos materialmente, “buscando a transparência adequada para que o cidadão possa acompanhar como é feito o financiamento e o uso dos recursos da nossa democracia”.

Esta edição do programa tem cerca de 7 minutos e pode ser assistida aqui.

Projeto

Destinado a orientar magistrados, candidatos, eleitores e demais interessados no Direito Eleitoral, o Bieje visa contribuir com a promoção da cidadania e a conscientização política da sociedade brasileira.

Outras informações podem ser obtidas na página da EJE na internet.

Assista aqui às edições anteriores do Bieje.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido