Conheça os serviços ao eleitor disponíveis no portal do TSE

É possível, por exemplo, emitir certidões, justificar ausência às eleições, emitir boletos para quitar multas eleitorais e consultar local de votação

Informações sobre as Eleições 2016 podem ser acessadas no Portal do TSE

Diferentes serviços e informações podem ser acessados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na aba Eleitor e Eleições, localizada na barra superior da homepage, o internauta tem à sua disposição as seguintes seções para consulta: Certidões, Eleições, Estatísticas, Plebiscitos e referendos, Processo Eleitoral no Brasil e Serviços ao eleitor.

Todos os serviços disponíveis na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. Para emitir ou validar certidões pela internet é necessário preencher todos os campos do formulário de emissão ou validação. 

A área Certidões dispõe de links de acesso a composição de partidos, permitindo, também, imprimir e validar certidões de crimes eleitorais e certidão negativa de alistamento e de quitação eleitoral. Há ainda a possibilidade de consultar certidões de filiação partidária.

A seção Serviços ao eleitor da aba permite consultar aos seguintes links: Cartórios e zonas eleitorais, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Justificativa eleitoral, Restituição de multas e informações sobre o título de eleitor. 

Já na seção Eleições, disponível na aba Eleitor e Eleições, o cidadão pode obter dados de contas eleitorais e prazos de desincompatibilização de postulantes a candidatos, bem como apurar informações sobre eleições gerais e municipais e eleições suplementares. Também é possível conhecer tudo sobre o funcionamento da urna eletrônica. 

O link  Estatísticas permite acessar dados sobre as eleições já realizadas, bem como conhecer a evolução do eleitorado brasileiro. Essa seção conta também com relatórios das eleições e o repositório de dados eleitorais, uma compilação de informações “brutas” das eleições, desde 1945, voltada para pesquisadores, imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de candidatos, eleitorado, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais, prestação de contas partidárias e resultados das eleições.

Em Plebiscitos e referendos, o cidadão obtém informações completas sobre todos os plebiscitos e referendos já realizados no Brasil. 

RC/RR, DM

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido