Pesquisadores da USP acompanham preparativos da eleição de Garibaldi (RS) deste domingo (3)

Especialistas da universidade vão coletar dados no pleito suplementar para prefeito

Garibaldi - 02.04.2022

Os 25,3 mil eleitoras e eleitores de Garibaldi (RS) vão às urnas neste domingo (3) para escolher os novos prefeito e vice-prefeito do município em eleição suplementar. Cada passo da eleição será acompanhado por três pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Universidade de São Paulo (USP). 

A equipe da universidade, integrada pelos pesquisadores Eduardo Seiti Teruiya, Fernando Frota Redigolo e Ákio Nogueira Barbosa, esteve neste sábado (2) no cartório eleitoral de Garibaldi, acompanhada por especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Segundo Eduardo Teruiya, a meta dos pesquisadores é observar todo o processo do pleito suplementar no município para a coleta de informações e contribuir para aprimorá-lo.

“Acompanharemos principalmente a dinâmica que existe em uma seção eleitoral.  Vamos observar a chegada das eleitoras e eleitores, o tempo de identificação pelo mesário e de votação até a saída de pessoa da seção eleitoral e o processo de apuração e de totalização dos votos”, destacou o pesquisador da universidade.

A visita permite que os integrantes da USP acompanhem no próprio local a preparação de uma eleição oficial para a identificação de eventuais pontos de melhoria e para verificar a viabilidade de formulação de propostas para levar à discussão no projeto Eleições do Futuro, do TSE. Segundo Teruiya, os dados coletados em Garibaldi servirão de insumos para os estudos que o grupo já está fazendo em relação a otimizações de procedimentos. 

Representação do TSE

Um dos representantes do TSE na eleição suplementar em Garibaldi, o coordenador de Modernização e gerente técnico do Projeto Eleições do Futuro, Celio Wermelinger, salientou que o Tribunal firmou uma parceria com a USP com a finalidade de detectar pontos de aperfeiçoamento do processo eleitoral, desde a organização de uma seção eleitoral até o tempo de votação e as etapas de uma eleição, para que possam ser utilizados no projeto.

“O objetivo é que a gente consiga identificar pontos e também validar ideias que já estão em estudo dentro do projeto para ver a viabilidade e os benefícios que elas podem trazer”, informou Celio Wermelinger.

O projeto Eleições do Futuro foi criado em 2020 assim que o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a Presidência do TSE e tem continuidade na gestão do ministro Edson Fachin. A iniciativa tem basicamente três objetivos: redução de custo do processo eleitoral como um todo, aprimorar a experiência da eleitora e do eleitor, e aperfeiçoar os mecanismos de segurança, transparência e auditoria. 

Outros integrantes do TSE que irão acompanhar as eleições de Garibaldi são o coordenador de Sistemas Eleitorais, José Cruz; o chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, Alberto Cavalcante; o coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo; o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra; e o chefe da Seção de Gestão de Certificação Digital, Francisco Dejardene.

O coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Antônio Ésio Marcondes Salgado, que compôs a equipe que informatizou o processo de votação e criou a urna eletrônica em 1996, também está presente em Garibaldi, contribuindo com os trabalhos.

“Existe uma diferença entre você testar a urna eletrônica em fábrica, testar em simulados e a situação real de uma eleição. Nesta última situação, você tem a fila de eleitoras e eleitores na escola, o atendimento dos mesários, o comportamento das contingências e tudo isso é avaliado na prática e traz informações muito mais reais”, lembrou Ésio Salgado, ressaltando que é muito interessante para a Justiça Eleitoral trazer especialistas de universidades e outras instituições para conhecerem de perto o processo, pois isso propicia contribuições futuras.

Convênio TSE e USP

Em 8 de outubro do ano passado, o TSE e a USP assinaram um convênio de cooperação técnica para a troca de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema eletrônico de votação da Justiça Eleitoral.

Como parte das ações do convênio, observadores da USP estiveram na edição de 2021 do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, realizada de 22 a 26 de novembro. Participaram das atividades representantes do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli/USP).

Candidatos ao pleito

As eleitoras e os eleitores de Garibaldi escolherão neste domingo (3) o futuro chefe do Executivo municipal entre os candidatos Sandro Cisilotto (PT) e Sérgio Chesini (PP). O novo pleito foi convocado porque a Justiça Eleitoral cassou o diploma do prefeito, Alex Carniel (PP), que foi acusado de irregularidades nas Eleições de 2020, inclusive de suposta compra de votos.

A legislação determina a realização de eleições suplementares sempre que mandatários municipais são cassados ou afastados de maneira definitiva do cargo pela Justiça Eleitoral.

O juiz eleitoral de Garibaldi, Gérson Martins da Silva, informou que está tudo pronto para as eleições de amanhã. Serão 79 seções eleitorais espalhadas por 37 locais de votação. Mais de 300 mesários trabalharão no pleito, fora outras 50 pessoas da Justiça Eleitoral.

EM/LG, DM

Leia mais:

24.03.2022 – Partidos, candidatos, imprensa e cidadãos acompanham auditoria das urnas que serão usadas em nova eleição em Garibaldi (RS)

08.10.2021 – TSE e USP firmam convênio sobre pesquisa de tecnologias aplicadas ao sistema de votação

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido