Fachin ressalta recordes de atendimentos da Justiça Eleitoral no dia do fechamento do cadastro

Foram mais de 1,7 milhão somente nesta quarta-feira (4)

Título de eleitor - 17.05.2021

Na sessão plenária desta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, comunicou que a Justiça Eleitoral atingiu o recorde histórico de 1.738.808 atendimentos presenciais e pela internet somente nesta quarta-feira (4). A data foi o último dia para emissão do título de eleitor, transferência ou regularização de pendências antes do fechamento do cadastro eleitoral de 2022.

Ao todo, Fachin informou que a Justiça Eleitoral atingiu a marca histórica de 8.951.527 pedidos nos últimos 31 dias. Foram 4.557.342 atendimentos presenciais nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 pelo Título Net.

Ao destacar os atendimentos de ontem, o ministro salientou a capilaridade, a competência e o compromisso com a democracia de servidoras e servidores, coloboradoras e colaboradores, que fazem a Justiça Eleitoral acontecer. “Uma atuação nunca antes vista, e os números são impressionantes. E sem cada um de vocês isso não seria possível”, acrescentou o ministro.

Agradecimentos  

O ministro destacou o sucesso da campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral e por parceiros institucionais e sociais, principalmente na convocação dos jovens de 16 e 17 anos para que se alistassem e exercessem o direito do voto nas Eleições Gerais de 2022. O alistamento eleitoral e o voto nessas faixas etárias não são obrigatórios pela Constituição Federal. O ministro divulgou dados parciais sobre o alistamento desses jovens.

“Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um e a cada uma, influenciador ou não, famoso ou não, e jovens de todas as idades, que participaram e criaram conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para o cadastramento eleitoral e regularização dos títulos de todas as pessoas”, disse o presidente do TSE, que fez um chamamento especial ao eleitorado com mais de 70 anos, cujo voto é facultativo, para que exerça o direito de voto em outubro.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), Fachin lembrou, ao agradecer a esses profissionais, o valor de uma imprensa livre e soberana para a manutenção da democracia. “Destaco a importância da imprensa livre e dos profissionais de imprensa respeitados. Não violados em suas prerrogativas, não agredidos. E do acesso à informação e do poder de exercer o seu papel”, disse Fachin, ao ampliar o agradecimento aos parceiros da Justiça Eleitoral que atuam no combate à desinformação. 

Eleitorado

A partir desta quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro. Segundo o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

Confira a íntegra do discurso do presidente do TSE

EM/MSM/DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido