TSE encerra encontro com painel sobre a redução da desigualdade racial no sistema eleitoral

Evento realizado pelo Tribunal nesta quarta (30) também expôs 46 obras sobre o tema da consciência negra

Foto: Alejandro Zambrana - Encontro Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral –...

“O futuro da redução da desigualdade racial no sistema eleitoral” foi o tema do quarto e último painel do Encontro Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (30). O coordenador substituto da Comissão de promoção de Igualdade Racial da Corte, juiz Fábio Esteves, abordou a perspectiva do afrofuturismo, reflexão sobre a pessoa negra no futuro.

Segundo Esteves, num plano mais específico, é necessário não só afastar a ideia, mas o resquício de que pessoas negras e pardas são incompetentes para compor cenários políticos. Diante de todas as ações voltadas para a democracia racial, o juiz questionou se o processo eleitoral brasileiro constitui o racismo ou se o racismo constitui o processo eleitoral.

“O nosso passado, em termos de participação de pessoas negras, é violento, e eu preciso perguntar se hoje eu estou agindo com medidas, pensamentos e projetos à altura de fazer cessar essa violência, que insiste em ter seus pedaços aqui no presente”, ressaltou.

Desafios

O rompimento de barreiras da tradição de apagamento e silenciamento de pessoas negras é um desafio no âmbito judiciário, de acordo com o magistrado. Para ele, talvez as pessoas não tenham compreendido, de maneira adequada, o que é racismo estrutural, assim, embora se tenham ações antirracistas, as mudanças para o futuro negro em ambientes da Justiça não são imediatas.

“Normalizar a ausência de pessoas negras na política não é coincidência, é construção. Furar bolhas não é futuro, é acidente do presente. Esse é o nosso desafio nas instituições”, destacou o coordenador.

Exposição de livros

O evento também propôs aos convidados uma exposição com 46 obras disponibilizadas para empréstimo, no que se refere à consciência negra. Conforme explica Geraldo Campetti, da Seção de Biblioteca (SEBBL/TSE), o objetivo de trazer o acervo é divulgar conteúdos de informação e formação, uma vez que ciência é conhecimento, e conhecimento é conscientização.  

LT/LC, DM

Leia mais:

30.11.2022 – Igualdade racial no ambiente de trabalho é tema de evento no TSE

30.11.2022 – Em encontro, TSE lança cartilha Expressões Racistas: por que evitá-las

30.11.2022 – TSE realiza evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido