Servidores do TSE doam agasalhos e apresentam urna a crianças carentes

Próxima ação acontece na quarta-feira (12) no Abrigo Nosso Lar, no Núcleo Bandeirante (DF)

TSE doa agasalhos e apresenta urna em ação com crianças carentes - Foto: Antonio Augusto/Secom/T...

Cerca de 60 crianças atendidas pela Creche Alecrim, da Estrutural, cidade localizada a nove quilômetros de Brasília, tiveram uma grata surpresa na tarde desta sexta-feira (7). Servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entregaram no local mais de 60 peças, entre cobertores e roupas de frio, e quase R$ 800 em dinheiro. As doações foram arrecadadas durante a 6ª Campanha do Agasalho do Tribunal. Ainda durante a ação, as crianças aprenderam como funciona a Justiça Eleitoral e participaram de uma votação fictícia na urna eletrônica.

A titular da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede/SGP) do TSE, Ana Claudia Lins, informa que a campanha, realizada em conjunto com a Associação dos Servidores (AsserTSE), é tradição no Tribunal “para aquecer a quem precisa” e “reforçar a atuação do TSE, que é voltada para a cidadania, em todos os aspectos”. Já a presidente da associação, Angélica Pierroni, ressaltou que a entidade “está sempre junto do servidor e ajudando o associado a fazer o melhor”. 

Veja reportagem no canal do TSE no YouTube.

A assessora de Inclusão e Diversidade (AID) do TSE, Samara Pataxó, também participou da entrega dos donativos. Ela destacou a importância de ir até o local e conhecer as necessidades de perto. “Estar aqui humaniza esse tipo de ação. Não é só doar para alguém distante, mas sim doar e interagir com quem recebe, e a Justiça Eleitoral tem esse perfil de ir até o público, não só no dia das eleições, mas no cotidiano”, afirmou ela.

Agradecimento

Maria de Jesus Pereira, fundadora e coordenadora da Creche Alecrim, agradeceu pelos donativos e pela presença dos servidores do TSE na tarde em companhia das crianças. “É um grande orgulho para a nossa comunidade recebê-los aqui, porque as pessoas veem o trabalho de vocês na TV, por exemplo, e pensam que termina ali. Não sabem que, por trás daquela funcionalidade toda, existem seres humanos, pessoas que sonham conosco e nos aquecem no frio”, destacou.

Exercício de cidadania 

A ação contou ainda com uma simulação de votação na urna. Adilson Martins dos Santos, chefe da Seção de Gestão das Urnas Eletrônicas (SEUE) do Tribunal, explicou, de forma lúdica, como funciona o sistema para as crianças. Os “candidatos” e “candidatas” ao cargo de presidente da República foram os personagens Futebol, Forró, Bibliotecária, Dia da Independência do Brasil e Vitória-Régia, enquanto para o cargo de governador a disputa ocorreu entre Vôlei, Samba, Professora, Carnaval e Saci-Pererê. O Futebol foi eleito presidente e a Professora foi escolhida para ser governadora. 

Segundo Adilson, apesar de ser uma brincadeira, a votação fictícia com as crianças conscientiza os eleitores do futuro. “A experiência que eles carregam a partir do momento em que têm contato com a urna eletrônica vai ficar para sempre na memória. Fará com que vejam a eleição com seriedade no futuro”, comentou. Além da votação simulada, foram distribuídas cartilhas intuitivas com informações sobre as eleições em linguagem didática e descomplicada.

6ª Campanha do Agasalho do TSE

Entre 19 de junho e 5 de julho, a AsserTSE e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) arrecadaram roupas de frio, cobertores e valores em dinheiro para a sexta edição da campanha. No total, foram angariadas mais de 220 peças e R$ 1,5 mil. Parte dos donativos será doada também para o Abrigo Nosso Lar, na próxima quarta-feira (12).  

As duas instituições 

A Creche Alecrim e o Abrigo Nosso Lar são instituições sem fins lucrativos e que dependem de doações de pessoas físicas e jurídicas para se manterem. A creche atende 80 crianças até 10 anos de idade provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Toda a equipe funcional da entidade é composta por voluntárias: mães, avós, tias e demais monitoras que se dedicam diariamente ao cuidado das crianças. Já o abrigo acolhe crianças e adolescentes que estejam em cumprimento de medidas de abrigamento, conforme o inciso VII do artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

JL, DG, FM/LC, DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido