Corinthians realiza eleições com urnas eletrônicas neste sábado (25)
Associados ao clube de futebol vão escolher o novo dirigente e novos conselheiros para cumprir mandatos de três anos

A Justiça Eleitoral emprestou 20 urnas eletrônicas modelo 2020 (UE2020) para as eleições do presidente e conselheiras e conselheiros do Sport Club Corinthians Paulista. A votação acontece neste sábado (25), das 9h às 17h, no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo. Os eleitos terão mandato de 2024 a 2026.
São esperadas cerca de 4.500 sócias e sócios com direito a voto. Eles devem registrar suas escolhas em uma das urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que também realizou o preparo e a inserção dos dados das candidaturas nos equipamentos. Outras quatro urnas reservas foram disponibilizadas para eventual necessidade de substituição.
Mecanismos de segurança
Assim como acontece nas eleições ordinárias – realizadas de dois em dois anos no país para a escolha de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo – estarão em funcionamento nas urnas usadas nas eleições do Corinthians mecanismos de segurança como: assinatura digital, Registro Digital do Voto (RDV), impressão da zerésima, emissão do boletim de urna (BU), entre outros.
Justiça Eleitoral não totaliza votos
A cessão de urnas pela Justiça Eleitoral para a realização de eleições comunitárias proporciona mais segurança, modernidade e agilidade no processo de votação. Contudo, nesse tipo de votação, os procedimentos de apuração e totalização dos votos são de responsabilidade da instituição que solicitou o empréstimo dos equipamentos.
O empréstimo de urnas eletrônicas para eleições não oficiais é regulamentado pela Resolução TSE no 22.685/2007.
BA/EM