Teste da Urna 2023: TSE fornecerá todos os materiais para os investigadores
De objetos básicos de escritório a urnas eletrônicas, participantes receberão todo o aparato necessário para a realização das atividades

A sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) está com pré-inscrições abertas até 8 de setembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) busca investigadoras e investigadores, individualmente ou em grupos, maiores de 18 anos e interessados em identificar eventuais vulnerabilidades ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos, além da respectiva sugestão de melhoria. Para a adequada realização do Teste, o TSE disponibilizará todas as ferramentas às cidadãs e aos cidadãos participantes do evento.
Veja vídeo no canal do TSE no YouTube.
O TPS será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração que a Justiça Eleitoral usará nas Eleições Municipais de 2024. Segundo o edital do Teste da Urna, divulgado no dia 23 de agosto de 2023, as atividades envolvem várias etapas, desde a apresentação dos sistemas eleitorais aos participantes até o recebimento dos planos de ataque e o período de ataque propriamente dito.
Materiais fornecidos
O TSE fornecerá aos participantes do TPS os materiais e equipamentos necessários para garantir a realização das atividades. Confira o que será fornecido:
- Materiais básicos de escritório: folhas de papel em branco, canetas esferográficas e mesas e cadeiras;
- Microcomputadores padrão IBM-PC com plataforma Windows e/ou Ubuntu Linux 64 bits, que não poderão ser conectados à internet;
- Impressoras;
- Chaves Philips;
- Urnas eletrônicas (modelos 2020 e 2022, com os respectivos firmwares e mídias eletrônicas);
- Suprimentos de urnas e mídias;
- Kit JEConnect.
De acordo com o Edital do Teste, o microcomputador disponibilizado pelo TSE, a urna eletrônica e os demais equipamentos que forem preparados pelos investigadores serão lacrados ao término da preparação.
Esses equipamentos terão a integridade verificada, no dia do Teste, pelos investigadores ou, ainda, por integrantes das comissões que atuarão no evento. Em caso de alteração no plano de testes já entregue e aprovado pela Comissão Reguladora, será necessária nova aceitação.
Ambiente do TPS 2023
Para ingresso no ambiente destinado à realização do TPS, não será permitida a entrada de aparelhos celulares. Outros equipamentos ou dispositivos, desde que não tenham acesso à internet, estão sujeitos à autorização de representante da Comissão Reguladora. Materiais impressos poderão ser levados.
É permitido aos investigadores utilizar os softwares que julgarem necessários e instalá-los no microcomputador disponibilizado pelo TSE, desde que autorizados previamente pela Comissão Reguladora. Equipamentos, dispositivos eletrônicos e materiais, quando aprovados, poderão ficar retidos no TSE até que seja divulgado o resultado final do TPS.
Sob supervisão, haverá computadores conectados à internet disponíveis para eventuais consultas e um drive de rede onde poderão ser salvos arquivos com conteúdo baixado da internet. Os participantes podem solicitar que tais arquivos sejam gravados em mídia digital de sua propriedade, previamente entregues à Comissão Reguladora.
Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023.
Objetivos
O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, explica que há dois objetivos no TPS: alterar a destinação dos votos, retirando voto de um candidato fictício para outro ou inserindo ou excluindo votos; e tentar quebrar o sigilo do voto. “Com o TPS, os investigadores têm acesso à documentação e ao código-fonte da urna eletrônica para possibilitar o plano de ataque”, afirma.
O TPS foi criado para aprimorar o processo eletrônico de votação e para fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de ajudar no aperfeiçoamento do processo eleitoral. Está previsto na Resolução TSE nº 23.444, de 30 de abril de 2015, e é realizado, preferencialmente, no ano anterior às eleições.
Em 2023, o Teste da Urna ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, em um espaço reservado para o evento, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Acesse aqui a página do TPS 2023.
JL/LC, DM
Leia mais:
30.08.2023 - Inscrições para o Teste Público de Segurança da Urna 2023 vão até 8 de setembro
28.08.2023 - Teste público de Segurança da Urna 2023 vai usar modelos recentes do equipamento